sábado, 30 de junho de 2012

DEM  HOMOLOGA CIRO BEZERRA COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITURA DE ITAÚ/RN

O Democratas de Itaú acaba de escolher seu pre-candidato a prefeito de Itaú/RN. Será o empresário Ciro Bezerra tendo como pré-candidato a vice prefeito o Drº. Paulo Cesar. A convenção reuniu diversas lideranças, prefeitos de cidades vizinhas, deputados entre eles Getúlio Rêgo que enalteceu a administração de Edson Melo e disse que administrar é uma luta árdua e que o povo deve saber escolher o melhor para sua cidade. Um discurso muito elogiado foi a da vereadora Sandra Praxedes " Tentaram me calar, por um momento conseguiram, mas nós estamos com o povo" proferindo palavras muito profundas em seu belo discurso. O prefeito Edson Melo agradeceu ao povo pela confiança depositada em uma pessoa sem estudo, porém com honra de trabalhar em prol da população. O empresário Ciro Bezerra agradeceu ao povo e também a Edson Melo que até semana passada não tinha nenhum candidato preferido, mesmo sendo pressionado pelo partido para indicar seu pré-candidato. "Meu candidato é do povo" afirmou várias vezes Edson Melo.  



Sec. Zé Roberto ao Lado de sua esposa Tamisa e um casal de amigos de Umarizal

Vereadora Sandra Praxedes

Prefeito Edson Melo ao lado do Pré-Candidato Ciro Bezerra e do Pré-Candidato a Vice - Prefeito Drº Paulo Cesar

Prefeita de Taboleiro Grande : Maria Mirian ao lado de sua pré-candidata Darcilene





   Drº Getúlio ao lado do Pré-candidato Toinho Galego

Drº Getúlio Rêgo ao lado de Dona Olivia e srº Expedito Praxedes


Drªs kadidja e Monalisa Cavalcante com sua Mãe e Edineuza prestigiando a convenção do DEM em Itaú/RN

DAQUI A POUCO A COBERTURA COMPLETA DA CONVENÇÃO DO DEM EM ITAÚ/RN

sexta-feira, 29 de junho de 2012


Greve da Uern chega ao fim; aulas serão retomadas segunda-feira, 2


Terminou a greve da Uern. Reunidos em assembleia na manhã desta sexta-feira (29), professessores e técnicos-adminitrativos decidiram a proposta salarial do governo. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (2 de julho), depois de dois meses de paralisação.
Pela proposta aprovada, os salários serão reajustados 8,5% neste ano, sendo 3,5% agora em junho e 5% em setembro. Em 2013, o reajuste será de 9% no mês de maio. E em maio de 2014, mais 10% de reajuste.

Fonte: Atualidades
ITAÚ/RN: 53 PESSOAS CONCORREM A 10 VAGAS NO PROGRAMA AGENTES DE LEITURA




Itaú/RN: O Programa Agentes de leitura está chegando a fase final de implantação no município. Nesta última fase serão realizadas as entrevistas com os 53 candidatos pré-selecionados nas fases anteriores. A entrevista será realizada dia 09 de Julho de 2012 das 14:00 Hs às 18:00 Horas e o professor avaliador será Mirtes Varela. O local da entrevista será o mesmo da prova, isto é, na Escola Estadual Francisco De Assis Pinheiro As informações foram repassadas com Exclusividade ao BLOG PROFESSOR MÁRCIO MELO por Socorro Paiva, coordenadora do Programa Agentes de Leitura no município.




Futebol: Flamengo Faz Contato com 


Técnico Jorge sampaoli da La U


Rejeição ao ex-técnico da Seleção Brasileira serve de termômetro para a diretoria e fortalece o interesse no argentino, que comanda La U

Técnico Jorge Sampaoli, do Universidad de Chile, concede entrevista coletiva (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Jorge Sampaoli tem bons resultados com La U
(Foto: Janir Júnior/Globoesporte.com)
O técnico mais cotado para ser o sucessor de Joel Santana no Flamengo é Jorge Sampaoli. Apesar de o cargo ainda estar ocupado por Joel, o treinador do Universidad de Chile já foi procurado por dirigentes rubro-negros. O primeiro contato foi realizado nesta quarta-feira. A resposta inicial do argentino foi positiva, mas a negociação só vai poder ser concretizada a partir da próxima terça-feira, dia seguinte ao segundo e decisivo jogo do Torneio Apertura chileno. La U começa a decidir o título nesta quinta, contra o O'Higgins.
Até esta quarta, Dunga era, de fato, um nome forte para assumir o posto. O ex-comandante da Seleção Brasileira, no entanto, serviu apenas de balão de ensaio. Integrantes da cúpula de futebol rubro-negro planejaram divulgar a possibilidade de contratá-lo para ter uma ideia da repercussão. Tendo a imprensa, redes sociais, entre outras manifestações no mundo real e virtual, como termômetro, alguns dirigentes ficaram assustados com o índice de rejeição ao capitão do tetra, companheiro do diretor de futebol Zinho na Copa do Mundo de 1994.Antes da chegada de Joel Santana, há quase cinco meses, algumas correntes do clube defendiam com fervor a contratação de Jorge Sampaoli como substituto de Vanderlei Luxemburgo, entre eles o vice de relações externas Walter Oaquim e o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho. Ambos eram contrários ao acerto com Joel, mas tiveram o voto vencido.
O nome tem o apoio dos torcedores. Em enquete realizada na página do Flamengo no GLOBOESPORTE.COM, os rubro-negros, por uma boa margem, aprovaram a opção. Foram 23.982 votos. Destes, 56% (13.330) responderam que acham o argentino a melhor alternativa. Outros três treinadores que entraram na pauta do clube foram envolvidos na pesquisa: Dunga, ex-comandante da Seleção Brasileira, Marcelo Oliveira, do Coritiba, e Adilson Batista, atualmente sem clube. O tetracampeão recebeu 25% dos votos (5.796), Marcelo foi o terceiro mais votado, com 12% (3.114), e Adilson foi a possibilidade que menos agradou, com 7% dos votos (1.742).Em entrevista publicada nesta quarta pelo diário chileno “La Tercera”, Sampaoli disse que está concentrado na decisão do título e que não pensa no interesse de clubes brasileiros. Sem falar diretamente de qualquer equipe, afirmou que só depois da segunda partida ele irá conversar com dirigentes do Universidad de Chile para tratar do futuro – ele tem contrato até 2013 - e do plantel que terá à disposição para o segundo semestre.- Tenho que pensar em muitas coisas depois da final. Temos que ver se será possível continuar com um projeto que nos dê a possibilidade de brigar por títulos e de estarmos presentes no cenário internacional. Se o grupo for desmontado, será muito difícil armar uma nova equipe em quatro dias ( para o início do Clausura).Aos 52 anos, fã de Marcelo Bielsa, Sampaoli tem se destacado desde 2011 no Universidad de Chile. Conquistou o título chileno e a Copa Sul-Americana. Na atual temporada, levou La U à semifinal da Libertadores da América, mas acabou eliminado pelo Boca Juniors, da Argentina.
Joel tem chances de dirigir o Flamengo no domingo

Em meio ao processo de fritura e ciente de que sua demissão é questão de tempo, Joel Santana tem comandado normalmente os treinos do Flamengo. Depois da derrota por 2 a 0 para o Grêmio na última rodada do Brasileirão, que tornou a situação dele no clube insustentável, o time volta a campo domingo, quando enfrenta o Atlético-GO, no Engenhão, pela sétima rodada. A tendência é que Joel esteja na área técnica e comande a equipe.
Humorista Mução é liberado Por Falta de Provas

De acordo com informações da produção do humorista e radialista Mução, o artista foi liberado na tarde desta quinta-feira (28), já que não havia fatos que comprovassem sua culpa nos crimes de que estava sendo acusado. Rodrigo Vieira Emerenciano, nome de batismo do radialista, havia sido preso por divulgação de pornografia infantil na internet, na manhã desta quinta-feira (28), no bairro de Meireles, em Fortaleza, no Ceará. 
Segundo o produtor Rogério Telmiro, o programa do artista vai acontecer normalmente nesta quinta-feira (28). "O programa já está sendo providenciado para entrar no ar às 17h". O produtor afirmou que se o artista fosse culpado, "não estaria sendo solto". 

CASO - A prisão faz parte da Operação Dirty-Net, da Polícia Federal. Outras duas pessoas, que não tiveram seu nomes divulgados, foram presas em flagrante em Fortaleza. Ao todo, foram cumpridos quatro mandatos de busca e apreensão, três sendo da Justiça Federal do Ceará e um da Justiça Federal de Pernambuco.

Mução foi detido em sua casa e levado para o prédio anexo da Polícia Federal de Fortaleza. Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para a sede da Polícia, também na capital do Ceará. A PF local não irá se pronunciar sobre o caso, pois a investigação é comandada pela PF de Pernambuco.

Fonte: pirapemas.com Via Márcio Melo
PMDB DE ITAÚ-RN REALIZA CONVENÇÃO




Fonte: ItaúNews

Condenado por tráfico pode iniciar pena em regime semiaberto, decide STF



Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu, durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (27), o Habeas Corpus (HC) 111840 e declarou incidentalmente* a inconstitucionalidade do parágrafo 1º do artigo  da Lei8.072/90, com redação dada pela Lei 11.464/07, o qual prevê que a pena por crime de tráfico será cumprida, inicialmente, em regime fechado.
No HC, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo pedia a concessão do habeas para que um condenado por tráfico de drogas pudesse iniciar o cumprimento da pena de seis anos em regime semiaberto, alegando, para tanto, a inconstitucionalidade da norma que determina que os condenados por tráfico devem cumprir a pena em regime inicialmente fechado.
O julgamento teve início em 14 de junho de 2012 e, naquela ocasião, cinco ministros se pronunciaram pela inconstitucionalidade do dispositivo: Dias Toffoli (relator), Rosa Weber, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso. Em sentido contrário, se pronunciaram os ministros Luiz Fux, Março Aurélio e Joaquim Barbosa, que votaram pelo indeferimento da ordem.
Na sessão de hoje (27), em que foi concluído o julgamento, os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto acompanharam o voto do relator, ministro Dias Toffoli, pela concessão do HC e para declarar a inconstitucionalidade do parágrafo 1º do artigo  da Lei 8.072/90. De acordo com o entendimento do relator, o dispositivo contraria aConstituição Federal, especificamente no ponto que trata do princípio da individualização da pena (artigo 5º, inciso XLVI).

Governo anuncia R$ 8,4 bilhões em compras de equipamentos para estimular crescimento


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (27) que o governo fará, no âmbito do PAC Equipamentos – Programa de Compras Governamentais, a aquisição de veículos e equipamentos no valor de R$ 8,4 bilhões para estimular o crescimento econômico. Serão comprados pelo governo oito mil caminhões, três mil patrulhas agrícolas, duas mil ambulâncias, 8.570 ônibus, 3.591 retroescavadeiras, além de motoniveladoras, furgões, vagões de trem, blindados e móveis para escolas.


Veja mais apresentações do Blog Márcio Melo
“A crise europeia continua piorando e está deprimindo o crescimento da economia mundial. Em vista desse cenário, o governo brasileiro está tomando medidas de estímulo à economia para podermos ampliar os nossos investimentos, para estimular a demanda, para aumentar a confiança – porque neste momento a confiança no mundo cai bastante – e para, enfim, acelerar o nosso crescimento. Em função deste cenário, temos quer continuar com políticas de estímulo”, disse.
Mantega também anunciou a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo, a TJLP, que regula os empréstimos do BNDES, de 6% para 5,5% ao ano, e a preferência pela compra de equipamentos da indústria nacional ainda que produtos similares sejam mais baratos no exterior. Segundo Mantega, as medidas tomadas pelo governo farão com que a economia cresça de forma “vigorosa” no segundo semestre de 2012.
A presidenta Dilma Rousseff defendeu o modelo de compras governamentais para estimular a economia e afirmou que outros países utilizam prática semelhante. Segundo ela, as compras vão ajudar a indústria brasileira, além de possibilitar a oferta de serviços públicos de melhor qualidade.
“Hoje, nós tomamos mais uma iniciativa para usar o poder de compra na manutenção e aceleração do crescimento econômico. Aqui eu gostaria de ressaltar um fato. O uso de poder de compra é algo consagrado como um dos mecanismos aceitos para garantir a sustentação do crescimento econômico. Mal ou bem, foi feito em países como Estados Unidos, China”, disse.

GOVERNO FEDERAL LANÇA PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO


Não haverá restrições de recursos para a agricultura, afirma presidenta Dilma

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (28), durante cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, no Palácio do Planalto, que não haverá restrições de recursos para a agricultura. Segundo ela, se os R$ 115,2 bilhões destinados para a safra 2012/2013 não forem suficientes, poderá haver novo aporte de recursos.
“Nós colocamos R$ 115 bilhões de recursos para dar suporte ao empreendedorismo e às iniciativas do agronegócio brasileiro e aqui eu quero assumir o compromisso manifestado pelo ministro Mendes Ribeiro. Não haverá restrições de recursos caso os R$ 115 bilhões sejam empregados de forma a não conseguir chegar ao final da safra. Não há restrições de recursos”, disse.
A presidenta disse que os produtores brasileiros também serão beneficiados pela redução das taxas de juros. O Plano Agrícola e Pecuário reduz de 6,75% para 5,5% a taxa anual de juros, o que representa uma diminuição de 18,5% nos custos dos financiamentos para o produtor rural.
“Nós estamos nesta safra oferecendo mais recursos com taxas de juros menores. A redução da taxa de juros, que é um movimento que estamos vendo ocorrer em toda a economia, é uma marca desse plano também. A agricultura também está sendo beneficiada por essa redução”.
Dilma afirmou ainda que o governo estuda a criação de uma agência de assistência técnica e extensão rural que trabalharia em conjunto com órgãos estaduais e as associações do setor agropecuário. De acordo com a presidenta, essa agência teria como função a disseminação das melhores práticas na agropecuária através de protocolos e pacotes tecnológicos, além da especialização de agentes públicos.

Aprovada a solicitação de empréstimo de R$ 234 milhões para obras de mobilidade




Foi aprovado na sessão plenária de ontem, o Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado, solicitando a contratação de empréstimo, junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 234.800,00, que servirá de contrapartida do Estado para obras de mobilidade urbana. 

A matéria foi aprovada pela maioria dos presentes, exceto pelos deputados José Dias, Fernando Mineiro e Márcia Maia, que votaram contra a autorização do crédito.

Os municípios que receberão tais recursos são Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Além disso, a quantia deverá ser usada para a reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire e na construção de acessos para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Tais obras constituem uma das exigências formuladas pela Fifa para viabilizar Natal como uma das sedes da Copa do Mundo. 

O Projeto estabelece, ainda, que o Poder Executivo deverá incluir nos projetos das leis de diretrizes orçamentárias e leis orçamentárias anuais dotações suficientes à cobertura das responsabilidades financeiras do Estado, decorrentes da operação de crédito.

Docentes da Uern podem encerrar greve hoje



Segmentos esperam apenas a formalização do que foi oferecido pelo Governo do Estado

A greve dos professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pode chegar ao fim. Hoje, dia 29, os professores da Instituição realizam uma assembleia extraordinária, na sede da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), a partir das 10h.

A categoria irá discutir e votar a proposta apresentada pelo Governo ontem, 28, durante uma reunião, que contou ainda com a presença de representantes dos técnicos, dos estudantes e do Governo do Estado, através do secretário de Administração e Recursos Humanos do Estado, Álber Nóbrega. 

Já os técnicos se reunirão em assembleia, com o mesmo objetivo, na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), às 8h30. 

De acordo com o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, o encontro de ontem representou um avanço, tendo em vista que o Governo abriu diálogo. No decorrer da conversa surgiu uma proposta consensual.

Segundo o consenso, os segmentos abririam mão do percentual de 10,65% previsto para o mês de abril e aceitaram o percentual de 8,5%, sendo que 3,5% seriam pagos na folha complementar do mês de junho e os 5% restantes seriam pagos em setembro. Em contrapartida, o Governo realizaria um acréscimo nas próximas parcelas a serem pagas, passando de 7,43% em 2013 para 9% e de 7,43% para 10% em 2014. 

O Governo também assegurou que não vai condicionar o pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Isso já nos dá um alento", afirma o presidente da Aduern. 

Os segmentos da Universidade aguardam a formalização da proposta. Isso porque Álber Nóbrega pediu um tempo para colocar a proposta no papel e ficou de enviá-la até a manhã de hoje, antes do início da assembleia. Flaubert comenta que espera que o Governo não recue. 

Caso a proposta seja formalizada hoje, o presidente da Aduern acredita que a proposição é aceitável. Embora não possa responder pelos demais professores, Flaubert Torquato comenta: "Eu, particularmente, entendo que é uma proposta aceitável. Se perguntarem qual seria o meu voto na assembleia, eu serei a favor da proposta", acrescenta. 

A presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (SINTAUERN), Rita de Cássia Negreiros, que esteve presente no encontro, também considera que a proposta é razoável. "Eu acho que é uma proposta que fará com que a categoria repense voltar", comenta. 

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Saulo Spinelly, também esteve presente na reunião. "A expectativa é de segunda-feira estar com os livros embaixo do braço, assistindo aula", diz ele.

O estudante considera que o encontro foi positivo, já que houve consonância entre a proposta dos dois segmentos e o Governo do Estado. "Estamos muito felizes", disse o estudante, que acredita que não há razão para que a governadora discorde do que foi apresentado. 

Segundo Saulo, na ocasião foi feita a reapresentação da pauta da categoria estudantil e foi solicitado que houvesse celeridade por parte da Secretaria de Educação. 

CRONOGRAMA - Segundo nota emitida pela assessoria de comunicação da Uern, "De acordo com o Calendário Universitário, o semestre 2012.1, oficialmente iniciado no dia 23 de abril, com aulas a partir do dia 2 de maio (não foram iniciadas), seria concluído no dia 31 de agosto. O semestre letivo 2012.2 seria iniciado no dia 17 de setembro, com término no dia 1º de fevereiro de 2013. Com a paralisação das aulas essas datas serão prorrogadas".

Caso a greve seja encerrada hoje, o reitor da universidade, Milton Marques de Medeiros, acredita que o semestre não será perdido. Embora só possa garantir a informação após a análise do calendário universitário quando houver o encerramento da greve. "A priori, a gente imagina que não vá ter nada não", afirma o reitor.

Polícia Civil descobre quadrilha que agia pela internet





Uma operação envolvendo cinco delegados e cerca de vinte agentes da Polícia Civil desarticulou, na manhã de ontem, 27, uma quadrilha de Mossoró que aplicava golpes pela internet. Três pessoas foram detidas. O trabalho de investigação durou cinco meses e levou a polícia a desvendar um comércio ilegal de materiais de tornearia para diversos Estados nordestinos através da internet. 
A operação foi denominada "Luiz Inácio", por estar ligada à antiga profissão do ex-presidente Lula (torneiro mecânico), tem à frente o delegado José Vieira, titular da especializada em defraudações, que conta com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia Civil, cujo titular é o delegado Edivan Queiroz; da especializada em furtos e roubos, através dos delegados Luís Fernando e Herlânio Cruz, além da Delegacia de Polícia Civil de Baraúna, que tem como titular o delegado Márcio Lemos.
Foram presos na operação: Erick Joaquim, Francisco Glenis da Silva e Willian Ataíde de Araújo. Segundo o comando da operação, os três são funcionários de Cláudio Gomes de Andrade, "Cláudio do sal" ou "Cláudio Zacarias", que está foragido. Cláudio é considerado o "cabeça" da quadrilha.

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA
A empresa estava no nome de "José Evanaldo Brito de Araújo", lavrador que mora no interior do Ceará. Willian se passava por José Evanaldo. Erick Joaquim anunciava os produtos na internet e Francisco Glenes era usado como "laranja" e motorista da quadrilha. 
O grupo anunciava os produtos na internet, simulava a venda e, depois de receber o dinheiro, não entregava os produtos (máquinas de usinagem, notebooks e iPod). Estima-se que a quadrilha tenha feito vítimas no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba. Com a quadrilha, foram encontrados vários cartões de crédito e cheques.
A investigação ainda não conseguiu saber o número de pessoas lesadas, nem o prejuízo causado pelo grupo. A operação terá continuidade e a polícia continua à procura de "Cláudio do Sal". O delegado acredita que existem outros envolvidos no esquema.

O GRUPO
Cláudio Gomes de Andrade, o "Cláudio do Sal", brasileiro, casado, comerciante, natural de Mossoró-RN, nascido aos 10/01/1966, residente na Rua Padre Elesbão, 288, bairro Boa Vista; líder da quadrilha investigada, utiliza-se da estrutura que possui, na condição de empresário do ramo salineiro, mantendo como base para suas operações criminosas um escritório localizado na Rua Afonso Leonardo Nogueira, 7, Nova Betânia, Mossoró-RN.
Willian Ataíde de Araujo, brasileiro, separado, comerciante, natural de Mossoró-RN, nascido em 06/02/1981, residente na Rua Souza Leão, bairro Belo Horizonte. 
O membro da quadrilha que se passava por José Evanaldo Brito de Araujo, Erick Joaquim da Silva, é brasileiro, casado, mecânico, nível médio de escolaridade, natural de Jaboatão dos Guararapes (PE), nascido em 10/08/1973, residente na Rua Marcelo Maia, Walfredo Gurgel, Mossoró-RN.
Membro da quadrilha que tinha a função de intermediário. Por ter conhecimento técnico em máquinas de usinagem, manutenção, conhecer os fabricantes e as especificações técnicas dos produtos oferecidos na internet, entrava em contato direto com as vitimas, levando-as a crer que se tratava de um negocio idôneo.
Francisco Glenes da Silva Oliveira, brasileiro, solteiro, residente na Rua Francisco Pascoal, Santo Antônio, Mossoró-RN. Principal laranja de Cláudio, de forma que em muitas das situações Cláudio se passava por ele, no entanto, em outros momentos, ele mesmo ludibriava as vítimas com informações evasivas, informando que já havia despachado o equipamento, que estava retido por fiscais da tributação na fronteira do Estado. 

Registradas 6.809 denúncias de violações aos diretos humanos de homossexuais em 2011


Brasília - Um levantamento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos identificou a ocorrência de 6.809 denúncias de violações aos direitos humanos de homossexuais durante o ano passado. Também foram constatados ao menos 278 assassinatos relacionados à homofobia.
Parte do levantamento, ainda inédito, foi antecipada hoje (28), Dia Internacional da Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), pela ministra Maria do Rosário. É a primeira vez que um órgão do governo federal divulga oficialmente números ligados à violação dos direitos dos homossexuais, identificados a partir de denúncias feitas aos serviços Disque Direitos Humanos (Disque 100), Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de dados do Ministério da Saúde e por meio de notícias publicadas pela imprensa. Até agora, a principal fonte de informações sobre o assunto era o Grupo Gay da Bahia (GGB), cujo último relatório, divulgado em abril deste ano, contabilizava 266 mortes violentas durante o ano passado.


O levantamento aponta que, na maioria dos casos (61,9%), o agressor é alguém próximo à vítima, o que pode indicar um nível de intolerância em relação à homossexualidade. Cerca de 34% das vítimas pertencem ao gênero masculino; 34,5% ao gênero feminino, 10,6% travestis, 2,1% transexuais e 18,9% não informado. Foram identificadas ao menos 1.713 vítimas e 2.275 suspeitos.
Já o coordenador geral de Promoção dos Direitos LGBT da SDH, Gustavo Bernades, disse que o fato de 49% das vítimas de homicídios serem travestis, indicam que este é um dos grupos mais vulneráveis à violência homofóbica, junto com os jovens negros. “Há também uma violência doméstica que nos preocupa muito, porque é difícil para o Estado interceder nestes casos. E a violência contra lésbicas também é pouco denunciada”.
O levantamento também aponta a existência de um grande número de casos em que a família rejeita os jovens que revelam sua orientação sexual. “Há, nestes casos, a violência dos pais que abandonam ou negligenciam seus filhos. Tudo isso demonstra que precisamos de políticas públicas de enfrentamento à homofobia, especialmente para os jovens, em particular para os jovens negros”.
Pouco após divulgar os dados, a ministra anunciou a proposta de incentivar a criação de Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homofobia. De acordo com a ministra, os comitês serão criados em parceria com governos estaduais, com o Conselho Federal de Psicologia e outras organizações da sociedade civil.
Os comitês servirão para monitorar a implementação de políticas públicas, acompanhar ocorrências de violências homofóbicas, evitando a impunidade e sensibilizar agentes públicos responsáveis por garantir os direitos do segmento. Também está em estudo a criação de um comitê nacional que se responsabilize por coordenar a ação dos demais comitês.
“É preciso compreender que um crime contra um homossexual atinge não só a pessoa, mas a família e a sociedade como um todo. É assim que nos sentimos no governo brasileiro”, disse a ministra, adiantando que a proposta de criação dos comitês ainda está sendo desenhada e vai depender de parcerias. “Há uma vontade política inabalável do governo federal de constituir mecanismos que mobilizem a sociedade contra a violência homofóbica. Acreditamos que, com as parcerias, os recursos necessários não serão tão grandes. O principal valor investido será a mobilização permanente da sociedade”.
O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, comemorou o anúncio da ministra em pleno Dia Internacional da Cidadania LGBT, mas lamentou os números do levantamento.


“Este posicionamento político de estabelecer o comitê nacional e os estaduais é muito importante. Já vínhamos denunciando a situação, mas hoje temos um dado oficial. É o governo brasileiro quem está reconhecendo que houve 6.809 violações dos direitos humanos de pessoas homossexuais”, disse Reis, prometendo que as associações não-governamentais irão apoiar qualquer proposta da Secretaria de Direitos Humanos que vise combater a homofobia, sobretudo a criação dos comitês estaduais.

Inscrições para o ProUni já estão abertas



Brasília – O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (28) as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos a alunos de baixa renda em insituições particulares de ensino superior. Para o segundo semestre de 2012, estão disponíveis 90.311 bolsas. Desse total, 52 mil são integrais e 37 mil são parciais, que custeiam 50% da mensalidade.
Os interessados deverão acessar o site do ProUni de hoje até segunda-feira (2). Podem se candidatar ao programa alunos de baixa renda que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e atingido pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas, além de não ter zerado a nota da redação.
As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar per capita mensal até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita até três salários mínimos.
Ao acessar o sistema, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados será divulgada em 5 de julho. Haverá ainda uma segunda chamada, prevista para 20 de julho.

Eleições: candidatos têm de abrir conta específica para arrecadar recursos na campanha eleitoral




Candidatos têm de abrir conta específica para arrecadar recursos na campanha eleitoral
Os candidatos a prefeito e a vereador que disputarão o pleito de outubro têm de abrir conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha. A exigência da conta específica se estende também aos comitês e aos partidos. A conta é obrigatória a todos, mesmo que não haja arrecadação ou movimentação de recursos financeiros.

Antes de arrecadar e gastar recursos na campanha eleitoral são necessários: o requerimento do registro de candidatura ou do comitê financeiro; a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); a comprovação da abertura de conta bancária específica; e a emissão de recibos eleitorais.

Conta bancária

O CNJP para a abertura da conta específica é fornecido pela Receita Federal após o pedido de registro do candidato à Justiça Eleitoral. Além do CNPJ, o candidato ou comitê deve apresentar o Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral (Race), disponível na página do TSE na internet.

A conta deve ser aberta em instituição financeira que possua carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil, sendo vedado o uso de conta bancária preexistente.

O prazo para a abertura da conta é de até 10 dias a partir da data de concessão do CNPJ. A conta é facultativa aos candidatos ao cargo de vereador em municípios com menos de 20 mil eleitores. No caso de município que não possua agência bancária ou correspondente bancário, os diretórios partidários, comitês financeiros e candidatos não são obrigados a abrir conta bancária eleitoral.

Partidos

Os partidos políticos, em todas as esferas de direção, também devem providenciar a abertura de conta específica. O prazo, no entanto, termina em 5 de julho e a legenda deve utilizar o CNPJ próprio já existente.
Fonte:tse.jus.br

Agricultora de 40 anos Faz Ultrassom e Descobre que está grávida de 5 Filhos em Pombal/PB



Agricultora de 40 anos faz ultrassom e descobre que está grávida de 5 filhos, em Pombal
Uma agricultora de 40 anos, que mora no sítio Lajes, zona rural de Pombal, recebeu de forma assustada a notícia de que está grávida de cinco filhos.

Em contato com a reportagem, o médico Ricardo Luiz, da Clínica Santa Cecília (foto), que realizou o exame na manhã desta quinta-feira (28), disse que a futura mãe está com aproximadamente 6 semanas de gestação e a ultra mostrou cinco sacos gestacionais.

Ele disse que foi a primeira vez que isso aconteceu na sua clínica.

O médico também afirmou que a gravidez é de alto risco, em virtude da idade da gestante, além do número de fetos.

“É preciso ter um acompanhamento especial para ele”, informou Ricardo Luiz

Londres inaugura teleférico a um mês das Olimpíadas



Um teleférico sobre o rio Tâmisa foi aberto ao público nesta quinta-feira em Londres para conectar dois grandes centros que vão receber competições durante os Jogos Olímpicos que começam em menos de um mês.

Cerca de 2.500 passageiros por hora podem ser transportados a aproximadamente 90 metros acima do Tâmisa, entre Greenwich e Docklands, no leste de Londres.
O teleférico irá funcionar todos os dias e fará em cinco minutos o percurso que liga o teatro O2 Arena e o centro de exposições ExCel, que vão abrigar competições durante os Jogos.



Teleférico cruza o rio Tâmisa próximo à O2 Arena, em Greenwich
Teleférico cruza o rio Tâmisa próximo à O2 Arena, em Greenwich

O equipamento, cujo custo total é de 62,6 milhões de libras (78 milhões de euros), foi financiado em 36 milhões de libras pela companhia aérea Emirates.
Os passageiros vão pagar 4,3 libras (5,4 euros) por um bilhete de tarifa inteira.
O prefeito de Londres Boris Johnson, que inaugurou o teleférico nesta quinta-feira, disse que o novo equipamento vai "atrair empresas e investidores" para o bairro Docklands.

Carros do teleférico inaugurado nesta quinta em Londres; sistema irá transportar 2.500 pessoas por hora
Carros do teleférico inaugurado nesta quinta em Londres; sistema irá transportar 2.500 pessoas por hora

São Paulo quer proibir distribuição de refeição a moradores de rua



A Prefeitura de São Paulo pretende proibir a distribuição de refeições nas ruas da cidade feita por 48 entidades assistenciais. A medida foi anunciada no último dia 20 pelo secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega.
Segundo o secretário, a intenção é fazer com que as entidades entreguem as refeições nos abrigos e, assim, atrair os moradores de rua para esses locais, que chegam a ter 2.800 vagas ociosas em alguns períodos do ano.
A ação deve ser concluída em cerca de 30 dias. A secretaria afirma que convidou 48 entidades que prestam esse tipo de assistência a participar da reunião onde foi informada a medida, mas apenas seis compareceram.
Kaká Ferreira, presidente de uma das entidades, o grupo Anjos da Noite, afirmou que não recebeu nenhum convite para discutir o assunto tampouco qualquer orientação após a decisão divulgada pelo secretário.
Na reunião, Ortega afirmou que quem não cumprir a medida sofrerá consequências. "Os que insistirem serão enquadrados administrativamente e criminalmente", disse. Procurada, a secretaria não especificou por quais acusações as entidades e pessoas que ignorarem a proibição deverão responder.
Ferreira disse que seu grupo não deixará de distribuir as 800 refeições semanais nem que seja preciso entrar com uma liminar na Justiça. "Se dar comida para quem precisa é crime, o que eles fazem lá na prefeitura eu não sei o que é", disse.


PROPOSTA
Após a repercussão da medida anunciada pelo secretário, a prefeitura divulgou uma nota oficial na tarde de hoje afirmando que "não cogita proibir a distribuição de alimentos por ONGs na região central", mas que existe uma "proposta de que as entidades ocupem espaços públicos destinados para o atendimento às pessoas em situação de rua, como as tendas instaladas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social".
A nota ainda afirma que a "união das ações das ONGs com as dos agentes sociais tem potencial para tornar ainda mais eficazes as políticas de reinserção social". A prefeitura não comentou as declarações do secretário Ortega.

PF apreende 48 mil comprimidos de ecstasy em Salvador


Um jovem de 19 anos foi preso na quarta-feira (27), em Salvador (BA), com 48 mil comprimidos de ecstasy. A droga foi encontrada em sua bagagem quando passava no sistema de raio-x do aeroporto. Essa é a maior apreensão da droga feita na Bahia.
Foram encontradas ainda 992 gramas da substância MDMA (quantidade suficiente para produzir, ao menos, 8.000 comprimidos, segundo a PF) e 40 cartelas de LSD, totalizando 19.988 micropontos.
De acordo com o delegado da PF Maurício Salim, as investigações indicam que o material seria entregue a um traficante para abastecer a região Nordeste.
O nome do detido não foi revelado. Ele é de Natal (RN) e foi preso em flagrante por suspeita de tráfico internacional de entorpecente. A pena para esse tipo de crime varia de cinco a 15 anos de reclusão, além de multa a ser estipulada pela Justiça.
O jovem foi transferido para o Sistema Prisional de Salvador e ficará à disposição da Justiça Federal. Ele desembarcou em Salvador em um voo que partiu de Bruxelas, na Bélgica, e fez conexão em Portugal.
O entorpecente estava dentro de uma mala, envolto em folha de papel carbono e plástico.
Em depoimento, segundo a PF, o rapaz disse que recebeu a mala com a droga em Praga, na República Tcheca. Ele disse ter sido induzido a viajar à Europa e transportar o material como meio de pagar uma dívida feita após gastos com entorpecentes em festas de música eletrônica em Natal.
"Ele viajou pela Europa entre os dias 13 e 27 de julho. Tudo indica que é uma rede de tráfico com ramificações no Brasil", disse Salim.
O rapaz mora com os pais e está matriculado em um curso preparatório para pilotos de avião. Ele ligou para família e pediu que acionassem um advogado. O caso foi levado à Defensoria Pública.

 Matrícula de aprovados na 1ª chamada do




 SISU começa hoje


Prazo termina em 9 de julho.
Pelo sistema, candidatos concorrem a 30 mil vagas em instituições públicas.

saiba mais

Começa nesta sexta-feira (29) o prazo para a matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes devem se matricular até o dia 9 de julho. O Ministério da Educação ampliou o período das matrículas em virtude da greve nas instituições federais em todo o país.
Neste processo seletivo, o Sisu ofereceu 30.548 vagas em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais. A seleção é feita com base no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Lista de aprovados pode ser consultada no site (Foto: Reprodução)Lista de aprovados pode ser consultada no site (Foto: Reprodução)
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 13 de julho e as matrículas poderão ser efetuadas nos dias 17 e 18 de julho. Estudantes não aprovados nas duas primeiras chamadas poderão declarar interesse na lista de espera entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas instituições a partir do dia 24 de julho.
O Sisu registrou 642.878 estudantes inscritos, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação no sábado (23). As inscrições terminaram às 23h59 de sexta-feira (22). Como cada candidato pode optar por até dois cursos, foram registradas 1.245.437 inscrições.
Os estados com o maior número de inscrições recebidas são, respectivamente, Rio de Janeiro (245.716), Minas Gerais (166.162), Ceará (156.343), Maranhão (105.782) e Bahia (92.120).As instituições que mais receberam inscrições foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (152.196), a Universidade Federal do Ceará (108.574), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).
LISTA DE INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO SISU 2/2012
UFINSTITUIÇÃO
ACInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)
BAUniversidade do Estado da Bahia (Uneb)
BAUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
CEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
CEUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
CEUniversidade Federal do Ceará (UFC)
DFInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
ESInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)
GOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
MAInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
MAUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
MGCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG)
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)
MGInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas)
MGUniversidade Federal de Alfenas (Unifal)
MGUniversidade Federal de Lavras (Ufla)
MGUniversidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
MGUniversidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
MGUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
MSInstituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
MSUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
PBInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
PBUniversidade Estadual da Paraíba (UEPB)
PBUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
PEUniversidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
PEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão)
PIUniversidade Federal do Piauí (UFPI)
PRInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)
PRUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
RJCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)
RJInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
RJInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense)
RJInstituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj)
RJInstituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam)
RJInstituto Superior de Tecnologia de Paracambi (IST Paracambi)
RJInstituto Superior de Educação em Ciência da Computação de Petrópolis (ISTCCP)
RJInstituto Superior de Educação em Ciências da Computação do Rio de Janeiro (IST-Rio)
RJUniversidade Federaldo Rio de Janeiro (UFRJ)
RJUniversidade Federal Fluminense (UFF)
RJUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
RNInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
RNUniversidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
ROInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
RRInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
RSInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
RSInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense (IFSUL)
RSUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
RSUniversidade Federal de Pelotas (UFPELl)
RSUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)
SEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
SPInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
TOUniversidade Federal do Tocantins (UFT)
TOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
Fonte: MEC