quarta-feira, 17 de abril de 2013

CRIANÇAS DE 5 ANOS SOBEM ESCADA À BEIRA DE PRECIPÍCIO A CAMINHO DA ESCOLA


Crianças de cinco anos sobem escada à beira de precipício a caminho da escolaCrianças de cinco anos de idade às vezes têm medo de ir à escola pelo simples fato de ficar longe dos pais. Mas na remota vila Zhangjiawan, na província de Hunan, ao sul da China, os fracos não têm vez — mesmo se inocentes crianças estudiosas. 
Lá, para evitar um trajeto de mais de quatro horas até a escola, elas sobem uma escada de madeira que não é fixada ao chão e praticamente sem proteção. Confira a seguir a primeira lição da escola: a escalada.
O rudimentar escada é um "corta-caminho" para que crianças cheguem à escola e outros moradores também possam ir e voltar do vilarejo, que fica isolado.

Segundo os moradores, inúmeras escadas já foram construídas para a escalada de aproximadamente 70 metros. A cada cinco anos, eles constroem uma nova.
Por que as pessoas vivem lá? A resposta para esta pergunta é uma aula de geografia e história para os chineses.
Os habitantes contam que por séculos as montanhas serviram de fortaleza para as vilas, o que evitou ou dificultou ataques. A terra é fértil e a colheita é próspera, porém, é difícil entrar e sair dela.
Liu Dan, de cinco anos de idade, admite que a escada é alta, e por isso ela tenta não olhar para baixo.
— Mas meus pais me mostraram como se faz e agora não penso muito sobre a altura.
Mesmo com os cuidados e habilidade das crianças, os moradores da vila pediram ao governo local que construísse uma estrada para que os pequenos estudantes não se arriscassem.
Uma estrada para ligar a vila ao mundo, no entanto, custaria mais de R$ 30, 2 milhões (£ 10 milhões).

*R7/Folha do Sertão/Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.