sábado, 6 de abril de 2013

ITAÚ/RN: DE JANEIRO A MARÇO DE 2013 NÃO CHOVEU 100 MM NO MUNICÍPIO



VISITE ITAÚ/RNAs precipitações chuvosas que tanto alegram o sertanejo nesse clima árido dos torrões potiguares e nordestinos evacuaram de vez do solo itauense de da região do alto oeste. As chuvas na região do alto oeste potiguar estão muito abaixo da média, isto é, se tivesse chuvas, e os animais dos sertanejos estão morrendo por falta de água e da ração (Milho, Resídio) que estão a cada dia mais caros e que o pobre agricultor não pode mais comprar, pois sem renda, vai pagar como aos comerciantes.
Em Itaú/RN de Janeiro a Março de 2013 não choveu 100 mm o que deixa a situação preocupante em relação a água que a cada dia se torna mais escassa e os reservatórios locais secando rapidamente. 
O açude Currais centenário e que abasteceu o município por muitos anos, gerando o desenvolvimento dos agricultores hoje está seco e sem perspectiva de vida em seu solo. 
O Açude Clidenor Régis de Melo (Açude Passagem) está em fase terminal de suas águas, pois hoje está abastecendo duas cidades (Itaú e Taboleiro Grande) e fora os carros pipas que buscam água de lá pra atender as necessidades da zona rural castigada com uma das piores secas do últimos 50 anos.
É triste vermos a situação dos agricultores que formam filas nos bancos buscando créditos para salvar algumas cabeças de gado, mas infelizmente a burocracia dos governantes impedem que o dinheiro chegue a tempo de salvar alguma coisa neste Estado.
Quase 90% dos municípios potiguares estão em estado de emergência por causa da estiagem (Seca) as soluções encontradas pelos agricultores é de ver seus os animais morrendo ou sacrificá-los, pois estão muito magro para vender e/ou deixarem suas terras em busca de sua própria sobrevivência, pois não acreditam que seu rebanho seja salvo.
A Barragem de Santa Cruz do Apodi hoje, detém mais de 50% de água armazenada em seu reservatório que já poderia está suprindo a necessidade dos municípios mas, INFELIZMENTE, a nossa maior gestora desconhece a situação do RN e nem os repasses corretos aos municípios que sobrevivem de FPM (Maioria) está realizando. 
É preciso que as autoridades competentes fiquem atentas a situação da sociedade, pois no próximo ano esses governantes vão querer o maior trunfo do agricultor, que é seu voto para reeleger ou eleger esses mesmos cidadãos que poderiam amenizar o sofrimento dos animais, das pessoas e de toda as comunidades que estão defasadas de políticas públicas de qualidade em nosso meio, pois salvar tudo já não dar mais.
É necessário urgência nas ações, mudar convicções para transpormos as mazelas que imperam nossa sociedade que a cada dia se transforma, mas permanece no mesmo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.