sábado, 20 de abril de 2013

ITAÚ/RN: VEJA O NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DO MUNICÍPIO APÓS AS CHUVAS OCORRIDA ONTEM, 19.

o quadro do município mudou de uma hora para outra, deixando a população sem palavras com tamanha quantidade de chuva que caiu na noite desta sexta-feira, 19 e durante a manhã deste sábado, 20. Em algumas localidades ocorreram um verdadeiro dilúvio com precipitações chegando a marca de 205 mm no bairro nossa senhora das dores (somando a noite de sexta e a manhã deste sábado), e que deixou muitos açudes de pequeno porte sangrando e os maiores em situação bem melhor devido a seca que castiga o sertanejo.
Na zona rural também ocorreram uma boa quantidade de chuvas como no sítio acauã que choveu 50 mm, no sítio marreco choveu 55 mm, no sítio jerusalém 130 mm, no sítio curais 155 mm.


Açude Currais
O Açude Currais que estava seco recebeu uma grande quantidade água, localidades próximo ao açude como o sítio currais choveu 155 mm e no sítio jerusalém choveu 130 mm águas que são desaguadas no açude currais.
Foi uma situação muito gratificante para o agricultor que já não tinha mais esperança em ver o solo tão castigado pela seca brotar de novo e com a chuva ocorrida tem a certeza de que a seca tão castigante fora amenizada.
Açude Currais


o açude currais ainda está longe de sangrar, pois estava totalmente seco, mas já é possível perceber que em seu leito existe água armazenada em boa quantidade.


Barragem de Fernando de Licor



Na zona urbana os volumes de chuvas foram maiores como ocorrido no bairro nossa senhora das dores em que a precipitação somada durante a noite a manhã deste sábado atingiu 205 mm. A barragem de Fernando de Licor que estava totalmente seca já está sangrando para dentro do açude currais, este é um reservatório de pequeno porte, mas permanece jorrando água em boa quantidade dentro da zona urbana.


Açude Público - Nossa Senhora das Dores
O açude público localizado no bairro nossa senhora das dores (próximo a Junior de dorzinho) que estava seco recebeu boa quantidade de  água, atingindo o cordão onde sangra para dentro do açude currais.


Açude de Junior de Dorzinho

Outro açude de pequeno porte localizado dentro da propriedade de Junior de dorzinho recebeu boa quantidade de água e também armazenou um bom volume em seu leito.




Açude Passagem
Açude Passagem


O Açude Clidenor Régis de Melo (Açude Passagem) que está com sua capacidade muito abaixo do normal, tendo em vista a seca e o mesmo abastecendo toda a zona rural de itaú e outras localidades e ainda a as cidades de Itaú/RN e Taboleiro Grande/RN não é possível afirmar a quantidade (Em Volume) real de água recebida, mas o fato é que o referido açude recebeu uma boa quantidade de água.


Barragem de Chico Antonio



A Barragem de Chico Antonio que deságua para dentro do açude passagem ainda não está sangrando como alguns comentários chegaram na cidade. A Equipe de reportagem do nosso blog esteve no local para confirmar a veracidade das informações e depois de pedirmos autorização ao proprietário do terreno que proibiu a entrada de visitantes por entender que alguns estavam quebrando litros de bebidas dentro da mesma nos concedeu permissão para registrar imagens da barragem e até a nossa saída do local a mesma ainda faltava cerca de 50 cm para desaguar suas águas para dentro do açude passagem que é o maior açude do município de Itaú.
Barragem de Chico Antonio
A barragem é o último local onde as águas chegam antes de desaguar no açude passagem, pois depois que ela sangra o açude recebe água em grandes proporções.







Açude na Saída de Itaú sentido à Pau dos Ferros/RN
Alguns outros açudes de pequenos portes localizados na Br 405 também estão sangrando como o açude localizado próximo a churrascaria santa luzia (Fabinho).
Este açude é o que está localizado na saída de Itaú para pau dos ferros próximos as antigas placas de sinalização.


Lagoa do Bairro da Felicidade
A Lagoa localizada no bairro da felicidade também está desaguando suas águas para dentro da barragem de Fernando de Licor que posteriormente deságua para o açude currais e assim por diante no município de Itaú/RN. 


Lagoa do Bairro da Felicidade
A referida lagoa encontrava-se em obras de urbanização e revitalização, e agora com a lagoa cheia a obra vai precisar de mais tempo para sua conclusão.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.