sábado, 20 de abril de 2013

Precipitações pluviométricas ultrapassam 160 mm de chuva em Itaú/RN

Por volta das 21:30 de ontem (sexta-feira, 19) teve início a chuva no município de Itaú-RN que de acordo com informações colhidas por nossa reportagem as medidas pluviométricas já ultrapassaram 160mm, onde é possível ouvir em até mais de 200mm de chuvas em alguns sítios.

Os reservatórios de água de pequeno porte já estão jorrando águas por seus sangradouros, há situações de emergências onde foi registrado um alto volume de água onde a mesma ultrapassa a parede de sustentação de reservatórios, gerando preocupação por parte de seus proprietários.

Uma situação semelhante a esse foi vivenciada no ano de 1953, em um 12 de Abril, hoje, abril de 2013, ouvimos agricultores mencionar em nunca ter testemunha algo desse tipo.

Para se ter uma ideia todos os reservatórios do municípios estavam simplesmente ao pó, poeira, o chão rachado demonstravam o sofrimento de um povo sofrido que clamavam por água. Muitos agricultores já se desfazem de seus rebanhos com medo de uma grande seca que assolava o nordeste; as previsões seriam de chuvas abaixo da média, porém quando a mão de Deus desce sobre o clamor do povo, faz a situação mudar de uma hora outra.

Um passo de mágica.

É assim que descrevo esse momento ímpar, em que vivenciamos. Estou no sítio de propriedade dos meus pais desde a noite de ontem (sexta-feira, 19) e hoje (sábado, 20) os açudes amanheceram completamente cheios, ou melhor, transbordando sua capacidade. Podemos dizer que ao deitar para dormir víamos apenas o pó na estrada e ao acordar, assim como um passe de mágica, olhando para todos os lados, derredores, a situação é a mesma, água, água e mais água, tudo alagado, uma cheia que parece inacreditável, a energia acabou desde as 22:30h de ontem, e por este motivo não foi possível a atualização do blog, mas isso aqui no sítio Jerusalém, na cidade o fornecimento de energia mantém-se, porém estou ilhado, sem passagem para cidade; todos os locais de acesso estão interditados devido a chuva.

O telefone que não para de tocar, com informações de todas as partes, a alegria, a emoção está tomando conta dos moradores, porque todos acreditavam estar vivendo a maior seca de todos os tempos, ouvíamos falar em migração para capital do Estado e até mesmo para outros estados brasileiro, a preocupação maior da população seria a escassez de água.

Os pluviômetros registram no sítio Jerusalém até as 7h 130mm, na cidade de Itaú foram registradas precipitações de 160 a 200mm e assim os sítios vizinhos a situação é a mesma.

Veja as fotos registradas aqui no sítio por mim, Arlindo Maia e sinta a alegria que muitos agricultores estão sentindo em poder presenciar uma cena como essa que há muitos meses não conseguíamos ver, e só a mão poderosa de Deus, que teve misericórdia e compaixão de povo nordestino e enviou chuva, o que parece atingir toda região.

Qualquer nova informação, fique ligado aqui no blog que procuraremos manter você informado.

A energia foi reestabelecida as 8:40h.





































































* Cidade News/Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.