quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sem entrar em campo, Galo garante primeiro lugar geral na Libertadores

Time se beneficia do empate entre Vélez Sarsfield-ARG e Emelec-EQU. Argentinos eram os únicos que podiam tirar liderança dos mineiros



Atlético-MG x Arsenal Srandi (Foto: EFE)

Mesmo sem entrar em campo nesta terça-feira, o Atlético-MG garantiu a melhor campanha na fase de grupos da Taça Libertadores da América. Isto porque o Vélez Sarsfield-ARG empatou com o Emelec-EQU, por 0 a 0, em jogo válido pelo Grupo 4, e estacionou nos 13 pontos em seis jogos. Os argentinos eram os únicos que poderiam tirar a ponta da equipe mineira nesta fase da competição. Com 15 pontos e um jogo por fazer, o Galo não pode mais ser alcançado por ninguém e tem a chance de terminar com 100% de aproveitamento, desde que vença o São Paulo, no Morumbi, na próxima quarta-feira.

O primeiro lugar geral garante ao Galo a vantagem de decidir em casa todas as fases de mata-mata da competição, desde que vá avançando. Com o primeiro lugar garantido, o Galo poderá ter pela frente nas oitavas de final um rival da própria chave, já que o desempenho do segundo classificado do Grupo 3 deverá ser o pior entre todos os 16 clubes que passarem de fase. A definição ocorrerá na próxima semana. Galo e Tricolor se enfrentam no mesmo horário de Arsenal de Sarandí e The Strongest. As duas partidas serão às 22h (de Brasília).
Para se classificar, o São Paulo precisa vencer o Galo e torcer por um empate ou vitória do Arsenal-ARG, desde que os argentinos não tirem uma diferença de quatro gols no saldo. Os bolivianos garantem a classificação, sem depender de outro resultado, com uma vitória e também com um empate, desde que o Atlético-MG pelo menos empate com o Tricolor. Uma vitória simples do São Paulo aliado a um empate do Strongest ainda pode levar a decisão para sorteio. Já o Arsenal-ARG precisa vencer o Strongest e torcer por pelo menos um empate na outra partida. Se vencer os bolivianos por cinco gols de diferença e o São Paulo também ganhar, desde que por um placar inferior a 6 a 5 também fica com a vaga. Existe a possibilidade também de que a vaga seja definida por sorteio entre São Paulo e Arsenal-ARG.


Campanha histórica

Lucas na partida do Grêmio contra o Santos em 2007 (Foto: AFP)
Jonas e Zé Roberto, pelo Santos, e Lucas, pelo
Grêmio, na Libertadores de 2007 (Foto: AFP)
O Atlético-MG pode ser o terceiro time a fechar a primeira fase (de grupos) da Libertadores com 100% de aproveitamento. Isto, a partir de 1971, quando o sistema com grupos de quatro times na primeira fase foi estipulado no regulamento. O Vasco fez isso em 2001 e o Santos em 2007. Antes, outros times haviam conseguido 100% na primeira fase. Segue a lista e a fórmula de disputa da primeira fase de cada ano.
Veja outras campanhas
1963 - Botafogo e Peñarol - chaves de três e dois times, respectivamente
1965 - Santos e Boca Juniors - chaves de três times
1970 - Guaraní-PAR - chave de cinco times em turno único.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.