quinta-feira, 9 de maio de 2013

A um dia da inauguração, Barretão ainda é um grande canteiro de obras

Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - postes de iluminação fora do estádio (Foto: Jocaff Souza)


Na véspera da partida entre América-RN e Atlético-PR, pela Copa do Brasil, estádio não tem banheiros, banco de reservas e catracas nas bilheterias


A um dia da abertura oficial, com o jogo entre América-RN e Atlético-PR, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Estádio Manoel Barreto, o Barretão, em Ceará-Mirim, é um grande canteiro de obras. Desde quarta-feira, os operários correm contra o tempo numa força-tarefa para deixar a mais nova praça esportiva da Grande Natal - a 28km da capital - em condições de sediar partidas de futebol.

Mas a impressão é de que o relógio leva grande vantagem, pois não são poucos os pontos inacabados. Banheiros não foram construídos, bilheterias não estão prontas, o estacionamento não tem iluminação nem sinalização, o banco de reservas ainda está sendo montado. A área de entorno também não tem calçamento ou qualquer tipo de acabamento - apenas terra e areia.
Apesar da situação, a Polícia Militar potiguar e o Corpo de Bombeiros local liberaram o local, alegando que está dentro das exigências do Estatuto do Torcedor para jogos com lotação máxima de dez mil pessoas. Os problemas tampouco parecem preocupar o proprietário do estádio. Segundo o empresário Marconi Barretto, tudo estará pronto até o horário da partida.
- Eu construí um estádio todo em seis meses e posso muito bem fazer uma bilheteria em dois dias. Tudo estará pronto até amanhã (quinta-feira) - disse.
Ao chegar ao Barretão, o torcedor vai se deparar com uma grande área aberta, destinada para o estacionamento de até 4.000 veículos, segundo o proprietário do estádio. Contudo, a partida será realizada à noite, e não há qualquer tipo de iluminação externa, muito menos sinalização. A área também não está asfaltada e nem tem calçamento.


- Estamos instalando vários postes na área destinada ao estacionamento, e todos eles estarão funcionando na hora do jogo. Ainda teremos um grande gerador à nossa disposição, para garantir tudo fique bem iluminado e seguro - disse Barretto.

Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - bilheteria 01 (Foto: Jocaff Souza)

Para entrar no estádio, o torcedor deve passar por uma das três bilheterias. No entanto, uma delas ainda está em construção, com um grupo de operários fazendo o reboco da parede e a colocação de corrimões para o acesso ao público. As outras já contam com as catracas eletrônicas, mas estão inacabadas.
No acesso às arquibancadas, não há ligação entre o módulo por trás de um dos gols e o outro abaixo das cabines de imprensa. Para o jogo desta quinta-feira, a Polícia Militar já informou que a torcida visitante ficará exclusivamente na arquibancada atrás do gol.
Mão na massa
Como o estádio ainda requer reparos e construções emergenciais para realizar o duelo entre o Mecão e o Furacão, vários operários se revezavam em diversas frentes para concluir, da forma mais rápida, alguns detalhes, como a colocação de corrimões, uma escada de madeira para o acesso da imprensa ao campo e a instalação dos assentos nos bancos de reserva.
Já a entrada para os vestiários, o acesso ainda está sob areia. Mas os vestiários para as duas equipes já foram concluídos, como também a sala para a comissão de arbitragem e o antidoping. Do outro lado do campo, uma área com tendas foi instalada e denominada como vip, mas não deverá ser utilizada nesta quinta-feira.
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - panorâmica do estádio (Foto: Jocaff Souza)
Visão panorâmica do Barretão: gramado mereceu elogios dos jogadores do América (Foto: Jocaff Souza)
Nas cabines de imprensa, que estão em fase final de conclusão, algumas luminárias ainda estão sendo instaladas, e a escada que dá acesso ao local, construída em madeira, já foi concluída.
Os banheiros para os torcedores ainda não foram construídos. Para o jogo desta quinta-feira, a solução encontrada foi a instalação de banheiros químicos, que serão colocados próximos às saídas do estádio. O serviço de bar aos torcedores será feito por ambulantes cadastrados, que também ficarão próximos às portas de saída.
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - área de estacionamento (Foto: Jocaff Souza)
Área destinada para estacionamento em frente ao estádio: areia e sem iluminação (Foto: Jocaff Souza)
Restrição
O laudo da Polícia Militar foi o último a ser entregue, na terça-feira. O documento aprovou o uso do estádio, porém com ressalvas.
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, escada para cabines de imprensa (Foto: Jocaff Souza)
- O estádio teve o laudo aprovado, porém, com uma restrição. Ainda não existe no estádio uma instalação para o Juizado Especial, que vai funcionar de forma improvisada nesse primeiro momento. Os responsáveis pela administração têm até o dia 23 de maio para entregar essa instalação - disse o  subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo.
Segundo Alarico, o Barretão cumpre as normas estabelecidas pelo Estatuto do Torcedor para estádios a partir de 10 mil lugares.
- O laudo constatou que o Barretão já possui câmeras de segurança que cobrem toda a área externa e também a área interna, no que diz respeito ao monitoramento das torcidas. A própria divisão das arquibancadas vai facilitar esse monitoramento - afirmou o coronel, confirmando que os torcedores do Atlético-PR ficarão no módulo atrás do gol.
Corpo de Bombeiros liberou estádio
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim - trator à beira do gramado (Foto: Jocaff Souza)
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte também se pronunciou sobre o laudo técnico que liberou o Barretão. De acordo com o major Marcos Carvalho, diretor do Serviço Técnico de Engenharia do CBM, a vistoria foi realizada na última quinta-feira, um dia antes da visita feita por um inspetor da CBF. Segundo ele, o estádio atende a todos os requisitos para receber uma partida de futebol.
- É de nossa responsabilidade fiscalizar a questão da acessibilidade, no que diz respeito a escadas, rampas e corrimão, e também o que se refere ao combate a possíveis incêndios, como extintores, saídas de emergência, angulação de arquibancadas e tempo de evacuação do estádio - disse o major.
Ainda de acordo com ele, a vistoria estabeleceu que o tempo médio de evacuação do estádio é de oito minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.