quarta-feira, 15 de maio de 2013

Através da selva, o Brasil visa expandir seu alcance

Brasil disponibiliza curso para militares estrangeiros

Base Militar Marechal Rondon, Brasil – O major José Maria Ferreira sorria ao fazer uma lista das ameaças à sobrevivência humana na mata fechada ao redor dessa base militar remota na Amazônia brasileira.

Ele começou com as piranhas, que ficam à espreita nos rios, e as víboras, como a temida surucucu, a cobra venenosa mais longa do hemisfério ocidental. Então, passou para as criaturas silenciosas, incluindo a formiga cabo-verde, encontrada em colônias ao pé das árvores. Sua picada, segundo as vítimas, dói quase tanto quanto levar um tiro, e a dor dura umas boas 24 horas.

Através da selva, o Brasil visa expandir seu alcance

Com um sorriso ainda mais largo, Ferreira então descreveu a leishmaniose – doença que destrói a carne e é transmitida através da picada da mosca de areia –, as febres causadas por mosquitos, como a malária e a dengue e, finalmente, a rabdomiólise, uma doença causada por exercícios físicos extenuantes. Ela leva a danos renais e à quebra do tecido muscular esquelético; as vítimas conseguem identificar sua ação quando a urina se torna marrom escura.
"Nós nos preocupamos quando isso acontece", disse Ferreira, de 42 anos, porta-voz do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que está entre as instituições mais exigentes desse tipo nos trópicos. "Aquela coloração marrom significa 90 por cento de chance de morte."
Estranhamente, dezenas de soldados das unidades militares de elite brasileiras, assim como membros de forças de operações especiais do mundo todo, disputam todo ano uma vaga nos cursos do centro, que está se tornando um pilar da ambição brasileira de espalhar sua influência pelo mundo em desenvolvimento, especialmente América Latina e África.
Em cursos com duração de aproximadamente nove semanas, os instrutores submetem os soldados a uma variedade de tarefas penosas. Eles precisam tolerar longas caminhadas pela floresta, nadar em águas infestadas de jacarés e piranhas e sobreviver por vários dias sem ração, caçando ou procurando sua própria comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.