quinta-feira, 16 de maio de 2013

CHELSEA É CAMPEÃO DA LIGA EUROPA

Chelsea levanta a Liga Europa, seu quinto título continental


O Chelsea viveu uma transformação em 2003. A chegada de Roman Abramovich – e de seus milhões – colocou os Blues em outro patamar. Um dinheiro que serviu para trazer craques e títulos, mas que também deixou esquecidos os grandes feitos dos londrinos no passado. É verdade que as conquistas não eram tão constantes antes do magnata russo. No entanto, graças a este histórico, o Chelsea agora se coloca no seleto grupo de clubes que possuem todas as taças europeias.

Sob o comando de Abramovich, os Blues conquistaram a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Antes dele, os ingleses haviam faturado a extinta Recopa Europeia duas vezes, em 1971 e 1998, além da Supercopa Europeia em 1998. O Chelsea é apenas o terceiro clube a ter a façanha de contar com os quatro títulos no currículo, algo só conseguido até então por Ajax (4 Ligas dos Campeões, 1 Recopa, uma Copa da Uefa, 2 Supercopas) e Juventus (2 Ligas dos Campeões, 1 Recopa, 3 Copas da Uefa, 2 Supercopas). O Barcelona, dono de quatro Ligas dos Campeões, quatro Recopas e quatro Supercopas, também pode ser contabilizado pelas três Taças de Feiras, torneio que é precursor da Copa da Uefa, mas que nem sempre é reconhecido pela Uefa.
O aproveitamento do Chelsea em finais europeias, aliás, é excelente. O clube disputou sete finais continentais e acabou levantando o troféu em cinco delas. Os únicos fracassos vieram na Liga dos Campeões de 2007/08, quando foram derrotados pelo Manchester United nos pênaltis, e na Supercopa Europeia de 2013, engolidos pelo Atlético de Madrid e por Radamel Falcao García na goleada por 4 a 1.
E o título da Liga Europa ainda proporcionou outro evento raro ao Chelsea. Só outros três clubes europeus haviam levado a melhor em dois torneios continentais diferentes em anos consecutivos – o Liverpool, a Juventus e o Porto. É verdade que festejar a Liga Europa meses depois de ter se sagrado na Liga dos Campeões é descer um degrau. De qualquer forma, não deixa de ser um motivo para alegrar a torcida e inflar ainda mais o ego de Abramovich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.