sexta-feira, 24 de maio de 2013

Exército recebe tanques de defesa antiaérea para Copa das Confederações

Tanque alemão Gepard, de artilharia antiaérea

O Exército Brasileiro recebeu nesta semana 10 tanques alemães Gepard (ou guepardo em português), de artilharia antiaérea, para serem usados durante a abertura e o encerramento da Copa das Confederações em Brasília e no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 30 de junho.

Seis foram transportados na madrugada de ontem para o Parque Regional de Manutenção da Força, em Magalhães Bastos, zona oeste carioca. Outros quatro veículos chegarão na noite desta quinta-feira ao local. Eles serão deslocados do Porto do Rio, por volta das 22h.
Segundo o tenente coronel Robson Novaes - gerente operacional do projeto de Defesa Antiaérea do Gepard, os carros blindados foram comprados por R$ 70 milhões - sendo cerca de R$ 2 milhões cada. Eles não são novos. Já foram usados pelas tropas alemãs, mas passaram por manutenção completa em 2005 e 2006.
Esses são os primeiros tanques blindados operacionais de defesa antiaérea do país. O Brasil não tinha esta tecnologia, que é uma exigência da Fifa para a Copa do Mundo.
Entre os dias 3 e 7 de junho, no CAEx (Centro de Avaliação do Exército), na Restinga da Marambaia, em Barra de Guaratiba, zona oeste, ocorrerão os testes de tiro técnico. Aprovados, quatro tanques seguirão para Brasília, onde ocorrerá a abertura da Copa das Confederações. Os outros quatro permanecerão no Rio de Janeiro para o encerramento do evento. Os outros dois veículos servem para instrução e trabalho de manutenção.
"Os tanques não ficarão aos olhos do público. Eles estarão posicionados em pontos estratégicos, próximo aos estádios", disse Novaes à Folha.
No total, o Brasil comprou da Alemanha 34 tanques Gepard e cerca de 450 mil munições. O valor das munições, no entanto, não foi divulgado pelo Exército. O restante da frota deve ser entregue em 2014 e 2015.
De acordo com Novaes, a previsão é que os tanques sejam enviados nos próximos anos à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e à 6a Brigada de Infantaria Blindada do Exército, no Rio Grande do Sul e Paraná.
Os blindados também devem ser usados na Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016.
Os veículos comprados são capazes de abater mísseis, aviões, helicópteros ou drones (aviões teleguiados) suspeitos a até 5 km de alcance.
A fabricante informa que eles atingem alvos de até 5,5 km de altura, mas, no Brasil, serão usados em baixa altitude (até 3 km).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.