quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fifa recua e admite discutir prazo para Itaquerão com Corinthians

Itaquerão virou motivo de polêmica entre o Corinthians e a Fifa

Horas depois de o Corinthians ratificar em nota oficial que concluirá a preparação do Itaquerão para a Copa do Mundo em fevereiro de 2014, a Fifa recuou e reduziu suas cobranças sobre o estádio. Mais cedo, o secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, havia dito em entrevista coletiva que esperava o Itaquerão pronto em dezembro. No final da tarde de hoje, entretanto, após o Corinthians informar que não aceitaria "pressão" pela conclusão da obra, a Fifa divulgou um comunicado admitindo discutir as "questões mencionadas".

"A FIFA está ciente do comunicado divulgado pelo Corinthians", informou a entidade, após questionada pelo UOL Esporte. "Serão realizadas reuniões entre a FIFA, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA 2014) e o clube para abordar as questões mencionadas e discutir soluções."
Pouco antes de emitir esse comunicado, a posição da Fifa sobre o andamento do Itaquerão era diferente. Valcke disse que o estádio, assim como todos os outros da Copa do Mundo, deveria estar pronto em dezembro, sem atrasos. Ele disse até que sedes do Mundial poderiam ser cortadas do torneio caso não cumprissem as exigências.
"Eles (Corinthians e Odebrecht) vão ter que acelerar", afirmou o secretário-geral da Fifa. "Isso não é uma ameaça. Mas nós podemos mudar tudo até 1º de agosto, quando começam as vendas de ingressos". 
A declaração de Valcke motivou  uma resposta imediata do Corinthians. O clube divulgou em seu site uma nota oficial dizendo que havia acordado com o próprio secretário da Fifa a extensão do prazo para as obras no Itaquerão até fevereiro de 2014. "Gera estranheza ao clube a posição colocada nesta terça-feira pelo Sr. Jérôme Valcke, sendo que ele mesmo deu o prazo até dezembro de 2013 para conclusão dos estádios. No caso do Corinthians, esse prazo foi estendido pelo próprio Valcke para fevereiro de 2014."
A informação foi passada pelo do engenheiro-chefe da obra, Frederico Barbosa, funcionário da Odebrecht. Segundo ele, apesar do cronograma apertado, a construtora irá cumprir sua obrigação contratual de entregar a arena com 48 mil lugares disponíveis até o dia 31 de dezembro deste ano, data-limite imposta pela Fifa para a conclusão das arenas da Copa.
Segundo ele, porém, a montagem das arquibancadas provisórias só poderá ter início após a conclusão da obra principal. "Nós temos que fazer a ligação entre as duas estruturas de cobertura (que ficarão acima do local onde serão montadas as arquibancadas provisórias, atrás dos dois gols do estádio), e isso impede que se inicie a obra das arquibancadas provisórias. Podemos até tentar fazer um esforço para tentar antecipar esse início, mas a finalização terá que ser feita depois", explicou o engenheiro-chefe da obra do Itaquerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.