sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gol de Luan nos acréscimos garante empate do Atlético-MG com Tijuana

AFP PHOTO/OMAR TORRES
Tijuana2x2Atlético-MG
Melhor time da Libertadores até as oitavas de final, o Atlético-MG foi o quinto adversário a enfrentar o Tijuana no Estádio Caliente e, assim como os demais, incluindo Corinthians e Palmeiras, não conseguiu vencer. Mas o alvinegro mineiro foi o primeiro a marcar gol na equipe mexicana em sua casa e fez logo dois no empate por 2 a 2, nesta quinta-feira.
O Atlético-MG chegou a estar perdendo por 2 a 0, resultado que o obrigaria a vencer por três gols de diferença no jogo da volta, na próxima quinta-feira, no Independência. Mas Diego Tardelli, aos 20 min do segundo tempo, marcou e Luan, aos 46 min, empatou. Dessa forma, o time mineiro pode empatar por 0 a 0 ou 1 a 1, no Horto, onde tem 100% de aproveitamento, que estará classificado para a semifinal da Libertadores.
Em jogo iniciado ainda sob sol forte, em Tijuana, o Atlético-MG teve mais dificuldades com a adaptação ao gramado sintético, fato que facilitou a pressão dos mexicanos na maior parte do tempo. Somente depois de estar perdendo por 2 a 0, houve equilíbrio.
O Estádio Caliente estava lotado, o que deu um clima de ‘caldeirão’. Antes da partida, jogadores e o técnico Cuca falaram da necessidade de “jogar com inteligência”, Mas com a bola rolando, especialmente no primeiro tempo, isso não aconteceu. Foi uma atuação muito abaixo do que já produziu o alvinegro mineiro nessa edição da Libertadores. No final, prevaleceu a vontade atleticana, que na base da raça conquistou o empate, com sabor de vitória pelas circunstâncias em que foi conquistado.
Desde o começo do primeiro tempo, os jogadores atleticanos erraram o tempo de bola e não conseguiram trocar passes. O ataque alvinegro, por sua vez, não conseguiu segurar a bola na frente. Como consequência, o trio ofensivo dos ‘Xolos’ rondou sempre a área mineira, especialmente pelo lado direito do seu setor ofensivo, em cima de Júnior César, substituto de Richarlyson, vetado por uma infecção.
Aos 7 min, Ronaldinho Gaúcho levou uma bolada no rosto e ficou mais de dois minutos fora de campo, sendo atendido pelo médico Rodrigo Lasmar, no olho esquerdo. De volta ao gramado, o camisa 10 atleticano, ídolo também do torcedor mexicano, pouco apareceu. Nos primeiros 20 minutos de partida, o Tijuana finalizou três vezes, duas para fora e uma, com o capitão Gandolfi, que obrigou o goleiro Victor a fazer difícil defesa.
Depois de apenas se defender, o Atlético-MG começou a levar perigo ao time da casa. Aos 22 min, Bernard fez boa jogada pela esquerda, mas Jô não conseguiu finalizar bem. Dois minutos depois foi a vez de Marcos Rocha chutar e o goleiro Saucedo defender no reflexo. Quando o time atleticano parecia melhor em campo, o Tijuana voltou a se destacar no ataque, criando e desperdiçando boas oportunidades, como aos 25 min, em jogada individual de Castillo, que tocou por cima do travessão.
O time da casa seguia melhor em casa e não demorou a chegar ao gol, aos 32 min, por meio do perigoso atacante Riascos. O Atlético-MG não conseguia segurar a bola no ataque. Tardelli, por exemplo, trocou de chuteiras, mas continuava com dificuldades para dominar a bola e tentar suas arrancadas características. Para complicar a situação, Bernard demonstrava sentir um incômodo na perna esquerda. Ele continuou em campo até o final do primeiro tempo, que ficou no 1 a 0 para o Tijuana.
Na saída para o intervalo, os jogadores atleticanos lamentaram o piso sintético, mas admitiram a má atuação. “Falta colocar a bola no chão, está difícil, é característica da nossa equipe a velocidade, infelizmente não estamos conseguindo”, disse o volante Pierre. “O campo é ruim para todo mundo, mas a gente não pode ficar lamentando, tem de procurar ser um pouco mais competitivo, procurar tentar ganhar a segunda bola. Quando a gente conseguiu colocar a bola no chão a gente chegou”, afirmou Victor.
O Atlético-MG voltou para o segundo tempo sem Bernard, contundido, e com Luan em campo. O Tijuana continuou melhor em campo, criando e desperdiçando chances. Aos 7 min, Victor soltou uma bola, que foi aproveitada por Martinez, que só tocou a bola para as redes, fazendo 2 a 0. Em desvantagem, a equipe visitante melhorou e ameaçou o gol de Saucedo, que passou a ter mais trabalho.
Diego Tardelli, que já havia obrigado o goleiro do Tijuana a fazer boa defesa, fez o gol do Atlético, aos 20 min, completando para as redes a cobrança de escanteio feita por Ronaldinho Gaúcho, da direita. O jogo ficou mais equilibrado, mas o Tijuana continuava perigoso em seus ataques, visando ampliar a vantagem para o segundo jogo. Ronaldinho Gaúcho cresceu de produção e o Atlético teve chance de empatar, o que aconteceu aos 46 min, com Luan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.