quarta-feira, 22 de maio de 2013

Homem morre após suposto ataque terrorista próximo a instalação militar em Londres

Leon Neal/AFP

Um homem, supostamente um soldado, morreu e ao menos duas pessoas ficaram feridas -- uma com gravidade -- após um violento ataque próximo a uma instalação militar em Woolwich, no sudeste de Londres, na tarde desta quarta-feira (22). Dois homens teriam usado facões para atacar as vítimas, segundo o Ministério da Defesa, e teriam sido baleados pela polícia. O local está cercado por policiais.

A polícia ainda não confirma se o ataque teve motivação terrorista. Algumas testemunhas dizem que o homem morto foi decapitado durante o ataque e que os assassinos eram negros, com 'aparência árabe'. De acordo com a BBC, os responsáveis pelo ataque gritavam "Allahu Akbar" (Deus é Grande, em árabe) enquanto esfaqueavam a vítima.
Uma testemunha disse à rádio LBC que viu os suspeitos com "facas grandes, como as usadas por açougueiros, atacando o homem".
"Parecia que eles estavam tentando arrancar os órgãos do sujeito. Estes dois caras estão loucos, pareciam animais. Eles arrastaram a vítima da calçada e colocaram o corpo no meio da rua", afirmou.
Depois os dois homens teriam partido em direção a duas mulheres, uma delas estava parada tirando fotos próximo ao local do crime quando foi atacada.

"Natureza de ataque terrorista", diz Cameron

O primeiro-ministro britânico pediu uma reunião de emergência e descreveu o incidente como "realmente chocante". Para Theresa May, secretária de Estado britânica, o ocorrido foi "um ataque doentio e bárbaro".
Cameron está em Paris, em visita oficial ao presidente francês, François Hollande.
Em coletiva de imprensa na capital francesa, Cameron disse haver "fortes indícios de ataque terrorista" e informou estar retornando esta noite para Londres, onde na manhã de quinta se reunirá com autoridades e com a polícia londrina para encontrar "cada peça" dos crimes. Cameron prometeu "fazer pressão" para que os crimes sejam solucionados.
"O que aconteceu hoje foi um ato bárbaro, um ataque espantoso" e "um incidente de natureza terrorista", disse Cameron.
"Nós tivemos outros ataques, mas nunca nos curvamos a eles", disse completou. 
O primeiro-ministro disse ainda que a melhor maneira de atacar o terrorismo "em uma país livre como o nosso" é manter a vida na normalidade. 
Hollande disse estar solidário "a morte de um soldado britânico". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.