quarta-feira, 8 de maio de 2013

Maduro chega hoje à Argentina e desembarca amanhã no Brasil



Brasília – Depois de passar o dia ontem (7) em Montevidéu (Uruguai), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chega hoje (8) a Buenos Aires (Argentina). Amanhã (9), ele desembarca em Brasília. Maduro destacou que o Mercosul  é exemplo de recuperação econômica e produtiva.


"Há um Mercosul social quando integramos empresas recuperadas pelos trabalhadores que sofreram na época do neoliberalismo. Estamos falando de um Mercosul ativo e de trabalho produtivo”, ressaltou Maduro. Segundo ele, um exemplo é a empresa uruguaia Urutransfor, recuperada pelos  trabalhadores e encarregada de produzir transformadores elétricos.
O venezuelano destacou que essas empresas são dirigidas pela classe trabalhadora com o objetivo de produzir bens de serviços a partir do Mercosul. "É uma forma que está sendo construída, que só é possível na América Latina da parte Sul. Era impossível pensar isso há 20 ou 15 anos”, disse.
Em 28 de junho, a Venezuela assume a presidência pró tempore  do Mercosul. Atualmente, o comando está com o Uruguai. "[A viagem pelos países do Mercosul] é um giro para ratificar o caminho da integração profunda com o Uruguai, a Argentina e o Brasil, para seguir completando a equação perfeita”, acrescentou.
Em Buenos Aires hoje, Nicolás Maduro se reúne com a presidenta Cristina Kirchner. Eles participam de uma homenagem à chamada Pátria Grande, em alusão à unidade latino-americana. A cerimônia homenageará também o presidente venezuelano Hugo Chávez, que morreu em 5 de março em decorrência de complicações causadas por um câncer. “É tempo de ideias e projetos”, disse Maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.