terça-feira, 7 de maio de 2013

Massa ganha R$ 36,7 milhões menos que Alonso na Ferrari, diz revista


Alonso é o piloto mais bem pago da F-1 ao lado de Hamilton; Massa é o 7º neste ranking
As diferenças entre Fernando Alonso e Felipe Massa dentro da Ferrari vão além das pistas. Em levantamento divulgado pela revista francesa Business Book GP, foram divulgados os salários anuais dos pilotos desta temporada da Fórmula 1. A diferença entre os ganhos do espanhol e do brasileiro é de 14 milhões de euros (em torno de R$ 36,7 milhões).


De acordo com a publicação, Alonso recebe 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 52,5 milhões) por temporada e divide com Lewis Hamilton o posto de piloto mais bem pago da Fórmula 1. Massa é apenas o sétimo colocado neste ranking, com ganhos anuais estimados em 6 milhões de euros (cerca de R$ 15,8 milhões).

A diferença entre os rendimentos de Alonso e Massa só não é maior do que a vista na McLaren. Jenson Button ganha 16 milhões de euros (quase R$ 42 milhões) anuais e aparece logo atrás de Alonso e Hamilton. O mexicano Sergio Pérez, seu companheiro de equipe e que chegou neste ano à escuderia, recebe 'apenas' 1,5 milhão de euros (R$ 3,9 milhões) por temporada. Ou seja: uma diferença de 14,5 milhões de euros (R$ 38,1 milhões).

Atual tricampeão do mundo, Sebastian Vettel aparece apenas na quarta posição neste 'grid', com salário anual de 12 milhões de euros (R$ 31,5 milhões). O piloto da Red Bull, porém, ganha bônus por desempenho. A cada pole position ou vitória, o alemão engorda sua conta bancária e atinge o mesmo patamar de Alonso e Hamilton.

Outra curiosidade fica por conta da comparação entre a equipe que mais gasta com salários e a mais 'econômica'. A Mercedes paga, por ano, 31 milhões de euros (R$ 81,4 milhões) a Hamilton e Nico Rosberg. Já Giedo van der Garde e Charles Pic ganham só 150 mil euros (R$ 393,6 mil) cada um da Caterham, cujo gasto com salários é mais de 100 vezes menor do que o da líder.

O UOL Esporte entrou em contato com a assessoria do piloto, que explicou ser impossível confirmar esses valores, já que a Ferrari nunca divulgou esse tipo de informação e os contratos possuem cláusulas de confidencialidade.

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