domingo, 26 de maio de 2013

Massa sofre forte acidente em Mônaco, mas passa bem; Rosberg vence

BENOIT TESSIER / REUTERS

Felipe Massa teve um fim de semana péssimo. O piloto da Ferrari sofreu um forte acidente durante o GP de Mônaco neste domingo, sentiu dores e foi levado ao hospital por precaução. Exames realizados pelo piloto descartaram qualquer problema sério. A batida foi muito parecida com a sofrida por ele no sábado durante o terceiro treino livre e que o fez largar das últimas posições. Nico Rosberg ganhou a corrida, com Sebastian Vettel em segundo e Mark Webber em terceiro.

Massa largou na antepenúltima posição – ele sairia em último, mas contou com a punição imposta a Max Chilton, que trocou o câmbio de sua Marussia, e a decisão de Jules Bianchi de largar dos boxes. A corrida de recuperação, porém, foi interrompida na 30ª volta, quando ele sofreu o acidente.
A batida foi praticamente no mesmo ponto no qual ele se acidentara um dia antes, mas foi mais forte. Massa perdeu o controle de sua Ferrari na Saint-Dévote e seu carro se chocou com o muro de proteção. O brasileiro se queixou de dores no pescoço, recebeu atendimento médico e foi levado para um hospital da região.
Outro acidente marcou a prova. A batida entre Pastor Maldonado e Jules Bianchi interrompeu a corrida por vários minutos. Os poucos momentos de emoção foram proporcionados por Sergio Pérez, que tentou ultrapassagens arrojadas. Nico Rosberg obteve a primeira vitória da Mercedes nesta temporada ao acertar na aposta de evitar o desgaste excessivo dos pneus – e, claro, aproveitou a dificuldade de se ultrapassar em Mônaco.
Em uma largada sem confusão na Saint-Dévote, os primeiros colocados mantiveram suas posições. Pole position, Rosberg abriu uma pequena distância para Hamilton, que sofreu com a forte pressão de Vettel. Massa aproveitou um toque entre Van der Gaarde e Maldonado para ganhar duas posições e completou a 1ª volta em 18º.
Os carros da Mercedes ditaram um ritmo lento para o início da corrida. Para se ter uma ideia, Rosberg girava acima da casa de 1min22 e Van der Gaarde, da Caterham (um dos piores carros da temporada) chegou a fazer a melhor volta da corrida com 1min21s201.
A corrida seguia seu ritmo de 'procissão', sem grandes emoções ou ultrapassagens. O panorama começou a mudar a partir do primeiro pit stop. Massa parou na 27ª volta, mas teve muito pouco tempo para continuar sua corrida de recuperação. Três voltas depois, o brasileiro perdeu o controle de sua Ferrari e bateu.
O acidente provocou a entrada do safety car. Hamilton se deu mal; o piloto da Mercedes parou nos boxes, mas perdeu tempo e foi ultrapassado por Vettel e Webber. Assim que o carro de segurança saiu da pista, Hamilton tentou ultrapassar Webber, mas o australiano fechou a porta e se manteve em terceiro.
Sergio Pérez deu emoção à prova. O mexicano fez uma ultrapassagem ousada sobre seu companheiro de equipe Jenson Button e partiu para o ataque sobre Alonso, que 'ignorou' uma chicane e foi obrigado a ceder a sexta posição. A corrida foi interrompida na 46ª volta. Maldonado tentou ultrapassar Bianchi, mas o piloto da Williams foi fechado pelo rival da Marussia e bateu na barreira de proteção.
O safety car voltou à pista na 63ª volta, após Grosjean acertar a traseira de Ricciardo. Foi a quarta batida protagonizada pelo piloto da Lotus durante a passagem da F-1 pelo principado. Em uma tentativa de ultrapassagem, Pérez tocou em Räikkönen, que teve um pneu furado em sua Lotus.A parte dianteira da McLaren do mexicano foi danificada e ele abandonou.
A sétima corrida da temporada será o GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, em 9 de junho.

* Márcio Melo via Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.