quinta-feira, 9 de maio de 2013

COPA DO BRASIL: SANTOS VENCE, MAS NÃO ELIMINA JOGO DE VOLTA

Joinville0x1Santos

Heuler Andrey/Agif

O técnico Muricy Ramalho abusou da retranca em relação ao esquema tático, reforçou o sistema defensivo, e o Santos só venceu o Joinville por 1 a 0 nesta quarta-feira, em Santa Catarina, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil, por causa de um gol de “bola parada” marcado por Durval de cabeça após cobrança de falta de Marcos Assunção nos minutos finais da partida.
Apesar da vitória, a equipe santista não conquistou a vitória por dois gols de diferença e, por isso, não eliminou a partida de volta, que acontecerá no próximo dia 22, na Vila Belmiro.
Após vencer o Joinville fora de casa, o Santos volta a campo no próximo domingo, diante do Corinthians, às 16h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, pelo duelo de ida da final do Campeonato Paulista.
O Santos entrou em campo nesta quarta-feira desfalcado de Montillo, que sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda, e o lateral esquerdo Léo, poupado. Além disso, os laterais Galhardo e Bruno Peres continuam de fora. Galhardo segue sem condições de jogo devido à morte de seu irmão, Marquinhos Galhardo, ex-meia da Tombense-MG, em trágico acidente de automóvel. Já Bruno Peres está em fase final de recuperação de uma lesão no púbis.
Sem contar com Montillo e Léo, Muricy Ramalho aproveitou para reforçar o sistema defensivo. Isso porque o zagueiro Neto foi o escolhido para ficar com a vaga do argentino. Com isso, o Santos atuou em grande parte do jogo com uma linha de cinco defensores atrás – Neto, como um falso lateral direito, Renê Júnior a frente da dupla de zaga, formada por Edu Dracena e Durval, além do jovem Emerson Palmieri na lateral esquerda.
Com uma postura bastante defensiva, o Santos dependia de Cícero e Neymar para armar as jogadas. Felipe Anderson e Palmieri faziam a função de alas quando o time atacava o adversário, no entanto, não eram “agressivos” no momento de partir para cima dos marcadores. Aos 28 minutos de jogo, Felipe Anderson tentou sua primeira jogada como ala direito. Ele entrou na área, driblou o zagueiro, mas chutou sem direção na rede do lado de fora.
Por conta disso, a melhor oportunidade do Santos no primeiro tempo foi em uma cobrança de falta de Neymar, que bateu por fora da barreira e a bola passou perto da trave de Ivan. O Santos ainda assustou em mais duas jogadas. Primeiro com Cícero, que arrisca de fora da área e obrigou o goleiro Ivan fazer uma boa defesa no canto direito. No final do primeiro tempo, Miralles finalizou fraco, mas a bola desviou e quase enganou o goleiro.
O Joinville, por sua vez, não tinha criatividade para criar as jogadas e “furar” a retranca de Muricy Ramalho e, por isso, arriscava chutes e cruzamentos de fora da área, facilitando a vida de Rafael. Aos três minutos, Carlos Alberto chutou forte de longe, no meio do gol, mas quase surpreendeu Rafael, que espalmou de qualquer jeito para o meio da área.
No final do primeiro tempo, Muricy sacou Renê Júnior, que estava pendurado com o cartão amarelo no jogo, e colocou o veterano Marcos Assunção em campo. Com isso, a equipe santista perdeu no quesito marcação e facilitou a vida do time da casa na segunda etapa.
Mesmo assim, o Joinville continuava sem inspiração para armar as jogadas e dependia das “bolas paradas” e chutes de fora da área. Em cobrança de falta, Marcelo cruzou a bola na área e Sandro cabeceou para grande defesa de Rafael. No entanto, a melhor oportunidade da equipe de Santa Catarina saiu nos pés do uruguaio Martín Liguera, que perdeu uma chance incrível, chutando para fora da entrada da pequena área, com o goleiro Rafael “vendido” no lance.
O Santos também não criava jogadas, mas conseguiu o gol no final da partida. Marcos Assunção cobrou falta da intermediária na cabeça de Durval, que abriu o marcador e garantiu a vitória santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.