sexta-feira, 17 de maio de 2013

Secretaria de Agricultura de Itaú investe em ações para o melhoramento da agricultura familiar.


Hoje, queremos apresentar aos nossos ouvintes e web leitores mais uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura do Município de Itaú e que poucos conhecem.

O programa denominado Compra Direta, é mais uma iniciativa do Governo Federal, visando a permanência do homem no campo, visto que muitos estão migrando para os grandes centros urbanos, causando o esvaziamento da Zona Rural.

Esta modalidade é voltada à aquisição da produção da agricultura familiar, quando os preços de mercado estão baixos ou quando há necessidade de atendimento de demandas por alimentos para populações em condição de insegurança alimentar, ajustando a disponibilidade de produtos às necessidades de consumo.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal, operacionalizado pela Conab com recurso do MDA e do MDS, para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

De acordo com o Secretário de Agricultura do Município de Itaú-RN, José Roberto, todo agricultor que produz algum tipo de alimento, pode procurar a secretaria para negociar a venda do produto.

Podem ser adquiridos: arroz, castanha de caju, farinha de mandioca, feijão, milho, sorgo, leite, legumes, frutas, verduras, entre outros.

Segundo José Roberto, o referido programa já existe há vários anos no município, porém andava devagar, e após assumir a pasta, fez muita coisa caminhar, reconhecendo a falta de informação, apontada por nossa reportagem, como um dos entraves que impede uma maior adesão por parte dos agricultores.

Nessa conversa descobrimos que o Compra Direta é um incentivo para que os nossos agricultores produzam o alimento, e diante disso, manter o sustento da família, porque esses alimentos são adquiridos pelo município, operacionalizado pelo Governo, destinando uma renda fixa aos agricultores.

O Secretário informou a reportagem do Cidade News que está vendo a possibilidade com a Conab, a aquisição de outros alimentos, que possam incentivar uma maior produção pelo homem do campo, como: queijo, carne caprina e ovina, beneficiando as associações mais carentes. Além de uma parceria com o SEBRAE/RN que está incentivando o agricultor na produção de canteiros de horta, para produção de verduras; a criação de galinhas para produzir ovos para que tudo isso seja vendido ao município, que além de fortalecer a merenda escolar, estará garantindo o sustento desses agricultores. Os alimentos adquiridos (comprados) pela Prefeitura são destinados a merenda escolar do município.

O objetivo da S. A. é incentivar o maior número possível de agricultores na produção de alimentos, aproveitando que os reservatórios dos sítios estão com sua capacidade máxima fica o convite para cada agricultor investir na plantação ou criação de animais para fortalecer a economia do município.
Caso você tenha interesse em fazer parte deste projeto, procure o Sr. Secretário, para obter mais informações e tirar todas suas dúvidas, na prefeitura municipal.

Dizemos ainda que cada agricultor é quem pode ser o maior divulgador das ações propostas pela secretaria de agricultura, passando de um para outro esse projeto e demais que são do seu conhecimento, para que todos possam participar e serem beneficiados com essas iniciativas, que apesar de ser do Governo Federal, tem todo apoio da secretaria de agricultura do município que Itaú, que está investindo na capacitação dos agricultores.

Se você não tem uma renda fixa, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, ou melhor, na terra.

* Márcio Melo via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.