quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vítimas de explosão de caminhão-tanque no México chega a 22


Victor Rojas/AFP

México, 8 mai (EFE).- A explosão de um caminhão-tanque carregado com gás, o qual se envolveu em um acidente em uma estrada próxima à capital mexicana, deixou pelo menos 22 mortos, a metade deles menores, e 36 feridos, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.
De acordo com a fonte, dois dos feridos, ambos em estado grave, foram transferidos a Houston (Texas, Estados Unidos) para serem tratados em um hospital especializado em pessoas queimadas. Os demais feridos foram atendidos pelas equipes de resgate e, posteriormente, levados a seis hospitais, seja por terra ou com apoio de vários helicópteros.

A Secretaria de Saúde do Governo do México confirmou a morte de duas pessoas que tinham sido internadas, as quais se somam as 20 mortes anunciadas no último boletim emitido pelo promotor do Estado do México, Miguel Ángel Contreras, que também confirmou 36 feridos.
No entanto, a imprensa local, citando suas próprias fontes, informa que o número de mortos na tragédia está entre 23 e 25.
"É um saldo muito lamentável e, desde já, expressamos aqui nossa solidariedade com os parentes e familiares", afirmou o presidente do México, Enrique Peña Nieto, pouco tempo após a divulgação do acidente. No momento, Nieto participava da inauguração do V Fórum sobre Segurança e Justiça na capital mexicana.
A tragédia, cujas causas exatas ainda não estão confirmadas, ocorreu ontem às 7h (de Brasília), no quilômetro 14 da estrada México-Pachuca, entre as comunidades de San José Xalostoc e Santa Clara, no município de Ecatepec.
Os primeiros dados apontam que o motorista, identificado como Omar Díaz Olivares, perdeu o controle do caminhão-tanque - da empresa Termogás - carregado com combustível e acabou batendo no canteiro na pista. O motorista sobreviveu ao acidente e foi internado em estado grave em um hospital da região.
Após o impacto, um dos tanques do caminhão carregado com gás se desprendeu, enquanto o outro explodiu, causando "um impacto bastante forte" e um incêndio, explicou o prefeito de Ecatepec, Pablo Bedolla.
O presidente Peña Nieto anunciou que o Governo federal já trabalha na investigação dos fatos junto às autoridades da Cidade do México.
O governador da Cidade do México, Eruviel Ávila, que se encontra na Itália, manifestou sua solidariedade às vítimas via Twitter.
Por conta da tragédia, Ávila antecipou para quinta-feira seu retorno ao México, previsto inicialmente para a próxima sexta.
O governador iniciou ontem sua visita oficial à Itália para promover investimentos em seu estado e ter um encontro com o papa Francisco, no Vaticano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.