quinta-feira, 20 de junho de 2013

Após tentar Congresso e Planalto, manifestantes invadem Itamaraty, em Brasília

Reprodução

Após tentar, sem sucesso, entrar no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, ambos protegidos por um cordão de isolamento da Polícia Militar, um grupo de manifestantes de Brasília invadiu o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, na noite desta quinta-feira (20). Alguns, inclusive, subiram na escultura "Meteoro", que fica dentro do espelho d'água do palácio.

Depois de cerca de meia hora, a PM conseguiu conter os manifestantes, que jogaram pedras nas vidraças do prédio, projetado por Oscar Niemeyer. Até às 20h, um manifestante havia sido preso e havia duas pessoas feridas. Também havia focos de incêndio no palácio.
Bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram usadas pela PM para dispersar os manifestantes. 
O Itamaraty fica ao lado do Congresso Nacional, a apenas alguns metros de distância.
O confronto entre a polícia e alguns manifestantes começou por volta das 19h, quando um grupo deles começou a jogar bombinhas e rojões em direção ao cordão de isolamento que a Polícia Militar faz ao redor do Congresso Nacional -- até então, o protesto vinha sendo pacífico.
Os ativistas também provocaram os policiais jogando água do espelho d'água que fica em frente ao Congresso Nacional.
A Polícia Militar calculou o número de manifestantes em 30 mil.
Além do cordão externo de isolamento, a PM fez um novo cordão sobre a rampa de acesso ao Congresso. A PM também impede a chegada ao Palácio do Planalto, sede do poder Executivo, e à Praça dos Três Poderes. 
policiamento foi reforçado e pelo menos quatro cachorros da polícia estão na marquise do Congresso Nacional para impedir a entrada de manifestantes. Bombeiros também se postaram sobre a laje do prédio.

Políticos hostilizados

O aglomerado de manifestantes em frente ao Congresso Nacional hostiliza, em gritos de guerra e cartazes, alguns dos políticos brasileiros. Eles cantaram o Hino Nacional e bradaram palavras de ordem contra os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente do Senado.
O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, também foi hostilizado: "Uh, cadê, o PT sumiu", gritaram os ativistas -- entre eles, a reportagem do UOL não localizou bandeiras de partidos.
Entre os manifestantes presentes ao ato, muitos protestam contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37, que limita os poderes de investigação do Ministério Público.
É o caso dos estudantes, Lucas Sarkas, 22 anos, e Lucas Soares Neves, 20 anos. Neves disse esperar que as manifestações tenham como prioridade o combate à aprovação da PEC 37, motivo que o levou à manifestação hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.