segunda-feira, 10 de junho de 2013

Assaltos contra Correios no RN crescem 125% no ano de 2013

Gildo Bento
Vice-presidente do Sintect-RN, José Ferreira: insegurança nos Correios é preocupante e gera ter
Se durante o primeiro trimestre do ano de 2012 tiverem sido registrados 120 assaltos contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Rio Grande do Norte, nos três primeiros meses de 2013 a entidade já teria contabilizado no Estado potiguar 270 roubos. A suposição se dá diante de dados repassados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (SINTECT-RN), que apontam um aumento de 125% desse tipo de crime contra as agências em todo o RN. Os números são referentes aos meses de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o vice-presidente do Sintect-RN, José Ferreira, os Correios no Estado vivem um quadro de risco constante em meio à crescente criminalidade. “A falta de segurança na empresa hoje é uma situação muito preocupante”, avaliou ele, que está há três anos no cargo sindical e há 11 como servidor da ECT. Para José Ferreira, o perigo com relação à insegurança nos Correios no Estado potiguar tomou maiores proporções a partir do momento em que as agências passaram a realizar transações bancárias.
“Desde que começou essa parceria com os agentes financeiros relacionada a pagamento de faturas e outras operações bancárias, o risco de assaltos se intensificou, principalmente no interior do RN”, comentou o vice-presidente do Sintect-RN, chamando a atenção para o fato de que os serviços tradicionais, como envio de cartas e telegramas, vêm sendo superados por transações financeiras, o que, segundo ele, potencializa as agências como alvos dos assaltantes.

Faltam investimentos
De acordo com o vice-presidente do Sintect-RN, José Ferreira, faltam investimentos nos Correios no quesito segurança. “A empresa não investe no combate à insegurança”, afirmou ele. Para se ter uma ideia do impacto da criminalidade nas agências da ECT no Estado, Ferreira revelou que um levantamento realizado pelo próprio sindicato aponta um aumento de 125% no número de roubos.
“De janeiro a março de 2013, a quantidade de assaltos cresceu 125% em relação ao mesmo período de 2012”, informou o vice-presidente do Sintect-RN. Conforme ele, essa estatística deve ser ainda maior, já que nos dois últimos meses ainda não foram registrados dezenas de crimes ocorridos no período de abril até o início deste mês de junho. O segundo levantamento mais atualizado deste ano deve sair após o término do atual trimestre.

Medidas
Instalação de portas giratórias e adoção de segurança humana armada no interior do Correios. Essas são as duas principais medidas apontadas por José Ferreira para combater os recorrentes roubos praticados contra as agências da ECT. “Dos pouco mais de 200 estabelecimentos no RN, são pouquíssimas as que ainda não sofreram assaltos”, lembrou o vice-presidente do Sintect no Estado, acrescentando que as agências dos municípios potiguares de Ipanguaçu, Governador Dix-sept Rosado e Felipe Guerra são os alvos preferidos dos bandidos.
“Está muito fácil assaltar os Correios”, alertou Ferreira, destacando que neste ano apenas 23 agências potiguares foram contempladas com portas giratórias. Ele ressaltou também que não é só o interior do Estado que sofre com a falta de medidas de segurança. “Tem agências de Natal que ainda não contam nem com porta giratória nem com segurança armada.”
Para o vice-presidente do Sintect-RN, o ritmo na adoção das medidas de combate ao crime por parte da empresa também preocupa. Ferreira informa que a direção dos Correios no Estado potiguar garante aos 1.432 funcionários e milhares de usuários que até este mês de junho deverão ser instaladas portas giratórias e implantada segurança armada nas agências de Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Baraúna e Mossoró (agência Santa Luzia).
Assaltos recorrentes
A onda de assaltos contra os Correios no Rio Grande do Norte é realmente preocupante. A média diária de crimes tendo como alvo as agências potiguares já atingiu picos de quatro registros por dia, segundo o Sintect-RN. Só em Mossoró, de setembro de 2012 até os dias atuais já ocorreram três assaltos.
Ainda conforme o sindicato, no mais recente ataque contra a agência, ocorrido entre março e abril, os criminosos chegaram a levar a arma do segurança. José Ferreira alerta que os crimes são praticados mais no interior do Estado durante o início do mês, quando ocorre o pagamento de aposentados e pensionistas.
O Sintect-RN não soube precisar quantos assaltos contra os Correios foram registrados em 2012 nem em 2013 no RN. Levantamentos da reportagem do jornal DE FATO dão conta de que os casos mais recentes no Estado potiguar foram registrados no último dia 3, quando as agências de Paraú e Ouro Branco foram alvo de ações criminosas.
Ambos os assaltos tiveram um “modus operandi” similar às demais ocorrências, em que homens armados a bordo de motocicleta entram no estabelecimento e anunciam o roubo. Os crimes ficam sob responsabilidade de investigação da Polícia Federal, pelo fato de a entidade se tratar de uma autarquia da União.

* Márcio Melo via Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.