quarta-feira, 19 de junho de 2013

Causa da morte de Yuri Gagarin, 1º homem a ir para o espaço, é revelada após 40 anos

AFP

Após 40 anos de segredo, a real causa da morte do cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir para o espaço, em 1961, foi revelado -- ele morreu em um acidente entre seu avião e um caça supersônico, que passou raspando e o jogou para longe em março de 1968.

O cosmonauta Aleksey Leonov, o primeiro homem a fazer uma caminhada espacial em 1965, pressionou o governo da Rússia para ter a permissão para publicar o que realmente tinha acontecido com Gagarin. A versão oficial falava que seu avião teria tentado desviar de um objeto não identificado - como gansos ou um balão de ar quente - e teria se chocado contra o chão. Gagarin e o experiente instrutor Vladimir Seryogin morreram.
De acordo com um relatório, a morte foi provocada por um erro humano: o caça supersônico não tinha autorização para voar. Leonov estava encarregado de treinamento de salto de pára-quedas no mesmo dia. O tempo estava muito ruim, com chuva, vento e neve, o que tornou impossível a realização de exercícios. Ele esperou por uma confirmação oficial de que os exercícios seriam cancelados, mas, em seguida, ouviu um barulho super-sônico seguido por uma explosão.
"Nós sabíamos que um Su-15 seria testado naquele dia, mas ele deveria estar voando a uma altitude de 10.000 metros ou mais, e não a 450-500 metros. É uma violação do procedimento de voo", explicou. Segundo ele, a verdade foi encoberta para não revelar ao mundo que "houve um lapso tão perto de Moscou".
Os registros não deixam dúvidas sobre a culpa do piloto do caça no acidente, entretanto seu nome não foi divulgado para preservar sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.