sexta-feira, 7 de junho de 2013

Corpo de sobrinho do vice-prefeito de Joâo Câmara é encontrado em lagoa no RN

O corpo do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos, sobrinho do vice-prefeito da cidade de João Câmara, foi encontrado com marcas de tiros na cabeça em uma lagoa no município de Poço Branco, mais precisamente num distrito chamado Pousa. A informação foi confirmada pelo major Josemário Paiva, comandante da Polícia Militar na região. Segundo o tio do jovem, Josafá Araújo da Costa, o jovem estava desaparecido desde a noite da última terça-feira (4), após sair de um bar que fica nas proximidades da igreja matriz de João Câmara.

O carro do arquiteto, um Sandero prata, foi localizado nesta madrugada. Estava no bairro de Mãe Luiza, em Natal, em poder de um adolescente de 16 anos e de um jovem de 25. Os dois foram detidos. Mais tarde, outras três pessoas também foram presas suspeitas de participação no assalto e desaparecimento do arquiteto. Todos prestaram depoimentos ao delegado Antônio Taveira, que representou pela prisão temporária dos suspeitos. Contudo, ainda na noite desta quinta, a Justiça negou os mandados e todos foram soltos. "O corpo tem marcas de tiro na cabeça. Foi execução", confirmou Taveira. Ainda segundo o major, familiares reconheceram o corpo de Petronyo.

O desaparecimento

Petronyo Costa desapareceu na noite da última terça-feira (4). Segundo o vice-prefeito da cidade de João Câmara, e tio do arquiteto, o jovem foi visto pela última vez em um bar nas proximidades da igreja matriz da cidade. O carro de Petronyo, um Sandero prata, foi encontrado na madrugada desta quinta (6) no bairro de Mãe Luiza, na capital potiguar. Na ocasião, um adolescente de 16 anos e um jovem de 25 foram detidos. Mais tarde, outros três suspeitos também foram presos suspeitos de participar do assalto e desaparecimento do arquiteto.

Segundo a polícia, o carro de Petronyo estava em poder de um adolescente de 16 anos e um jovem de 25. Os dois foram detidos e levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. Com eles a polícia apreendeu um revólver. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA) e o jovem para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi, em Natal. Eles não revelaram onde está Petronyo.

“Estivemos com o secretário Aldair da Rocha (Segurança Pública) e com o comandante da Polícia Militar. A polícia rastreou uma ligação em que ofereciam o carro por R$ 1.500. A gente só quer ele, seja vivo ou morto”, disse o tio pela manhã.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, Petronyo foi visto pela última vez em um bar chamado Espetinho do Dedé, que fica em João Câmara, perto da igreja matriz da cidade. "O dono do bar ia fechar e ele foi embora. Foi a última vez que viram ele”, acrescentou.

Suspeitos soltos

Três adultos e dois adolescentes detidos sob a suspeita de envolvimento no desaparecimento do arquiteto prestaram depoimento nesta quinta-feira (6) à Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Segundo o delegado Antônio Taveira, que comanda as investigações, todos negaram qualquer envolvimento com o sumiço da vítima apesar de a polícia ter imagens gravadas  em dois pontos diferentes da cidade de João Câmara que mostram um dos presos dirigindo o carro do jovem entre 3h e 4h da madrugada da quarta (5). Nas imagens, segundo o delegado, é possível ver que o arquiteto ainda estava no veículo, um Sandero de cor prata.

O carro de Petronyo foi encontrado nesta madrugada abandonado no bairro de Mãe Luiza, em Natal, perto de uma residência onde foram detidos dois dos suspeitos. Na ocasião, foram conduzidos à  delegacia um adolescente de 16 anos e um jovem de 25 anos, que estavam de posse de um revólver. Mais tarde, dois adultos e um menor de 17 anos também foram presos suspeitos de participar do assalto e desaparecimento do arquiteto. Estes últimos foram localizados em João Câmara.

Um deles, ainda de acordo com o delegado, é justamente a pessoa que aparece nas imagens gravadas na cidade. Ainda de acordo com o delegado, o suspeito que aparece nas imagens tem um histórico de crimes. “Ele tem envolvimento com dois homicídios, um quando era menor de idade e outro já quando maior”, revelou. “E também é envolvido com tráfico de drogas”, acrescentou.

Familiares de Petronyo estiveram na 4ª Delegacia de Polícia, em Mãe Luiza, mas preferiram não falar sobre o caso. Mais cedo, ao G1, o tio fez um apelo: “Estivemos com o secretário Aldair da Rocha (Segurança Pública) e com o comandante geral da Polícia Militar (coronel Francisco Araújo Silva). A polícia rastreou uma ligação em que ofereciam o carro do meu sobrinho por R$ 1.500. A gente só quer ele de volta, seja vivo ou morto”.

* Márcio Melo via G1/Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.