segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desempregados, vendedor de celular e até alpinista: as profissões dos jogadores do Taiti

Desempregados e até alpinista: veja as profissões dos jogadores do Taiti

Os milhões que Neymar, Balotelli, Xavi e Suarez embolsam a cada ano contrastam - e muito - com a realidade do Taiti. A seleção da Oceania é a única amadora a disputar a Copa das Confederações. Entre os 23 convocados, há apenas um jogador profissional. Os outros 22 dividem o tempo entre o futebol e outros empregos.

Entre todos os taitianos, quem tem a profissão mais ‘bizarra' é o defensor Teheivarii Ludivion. O camisa 4 da equipe é uma espécie de alpinista em seu país. Ele sobe montanhas para fazer obras e escala até coqueiros. "Profissão perigosa a do nosso zagueirão, né?", brinca o assessor de imprensa Olivier Huc.
"Ele acorda às 4h30 da manhã todos os dias e sobe montanhas o dia inteiro. Ele sobe qualquer coisa. E às cinco da tarde vem para o treino", completa o técnico Etaeta.
A profissão que mais se repete é a de entregador. São quatro atletas taitianos que vivem fazendo delivery. Ainda há contador, professor, personal trainer e técnico de escolinhas de futebol, além de um vendedor de telefones celulares em uma loja de um shopping.
A seleção também não conseguiu fugir da crise econômica. São nada menos que nove jogadores desempregados no elenco. "Não tem nada a ver com o futebol. É que está difícil conseguir um trabalho", explica o assessor de imprensa, desvinculando a seleção nacional da causa do desemprego dos atletas.
Mas, com tantos atletas empregados, o que fazer para que todos pudessem estar livres para disputar a Copa das Confederações? Durante os dois meses de preparação e disputa do torneio, a federação taitiana de futebol assumiu os salários de todos os atletas empregados. Assim, os jogadores seguiram ganhando dinheiro, e as empresas não precisaram gastar com empregados que não estavam disponíveis.
Veja a profissão de cada jogador taitiano:
GOLEIROS

Xavier Samin - Professor de futebol
Mikaël Roche - Professor
Gilbert Meriel  - Contador

ZAGUEIROS
T. Ludivion - Alpinista
Nicolas Vallar - Desempregado
Tamatoa Wagemann - Personal Trainer

LATERAIS

Edson Lemaire - Desempregado
Yannick Vero - Entregador
S. Faatiarau - Desempregado
Vincent Simon - Desempregado

VOLANTES

Rainui Aroita - Estudante
Ricky Aitamai - Estudante
H. Bourebare - Desempregado
Henri Caroine - Entregador

MEIAS

Jonathan Tehau - Entregador
Lorenzo Tehau - Desempregado
Stanley Atani - Desempregado

ATACANTES

Marama Vahirua - Jogador profissional
Steevy C. Hue - Vendedor celulares
Teaonui Tehau - Desempregado
Samuel Hnanyine - Entregador
Yoann Tihoni - Estudante
Alvin Tehau - Desempregado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.