sexta-feira, 7 de junho de 2013

Em 'final antecipada', Nadal vence Djokovic e vai em busca do octa em Roland Garros e da história

Em 4h37min, Nadal vence Djokovic e tenta oitavo título em Roland Garros

Rafael Nadal é o primeiro finalista de Roland Garros. Nesta sexta-feira, o ‘Rei do Saibro' mostrou porque tem essa alcunha e passou por Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, com vitória por 3 sets a 2, parciais de 6-4, 3-6, 6-1, 7-6 (7-3) e 9-7, em 4h37min de jogo. Garantido na decisão, o espanhol vai agora buscar a história.

Aguardando o vencedor do duelo entre o compatriota David Ferrer e o francês Jo-Wilfried Tsonga na decisão, Nadal pode alcançar seu oitavo título de Roland Garros, virando o primeiro tenista a ter oito conquistas em um dos quatro Grand Slams do tênis. No total, faturaria o 12º Major.
De quebra, o título no domingo colocará Nadal como o tenista com o maior número de vitórias em Roland Garros. Com o triunfo sobre Djokovic, o espanhol chegou 58 triunfos  - perdeu apenas uma vez -, igualando as marcas de Roger Federer, Guillermo Villas e Nicola Pietrangelli.
O encontro entre Nadal e Djokovic foi o 35º entre os dois no circuito, o que já é maior número de duelos entre dois jogadores na Era Aberta - junto a Jimmy Connors contra John McEnroe e Ivan Lendl. No retrospecto, o espanhol chega a 20 vitórias, contra 15 triunfos do sérvio.
Do lado de Djokovic, a derrota significa o fim do sonho de um título inédito no saibro francês, já que Roland Garros é o único Major que o sérvio ainda não tem em sua galeria - na história do tênis, apenas sete tenistas têm no currículo os quatro Grand Slams do circuito.
A partida desta sexta começou com Djokovic arrasador. Em seus dois primeiros serviços, o sérvio confirmou o saque de zero e ainda dificultou a vida de Nadal, no segundo e quarto games. Quando foi sacar pela quarta vez no jogo, porém, o número um do mundo não resistiu.
Depois de salvar dois break points, Djokovic foi quebrado e viu Nadal abrir 4 a 3 e não dar brechas para recuperação. Bem no saque, o espanhol confirmou seus dois serviços restantes - um deles de zero, com um ace - e confirmou a vantagem na primeira parcial, vencendo por 6-4.
O segundo set começou da mesma maneira, com o sérvio saindo na frente sem dificuldades para sacar. Novamente no quinto game, porém, Djokovic acabou quebrado. Só que dessa vez, Nadal permitiu a reação. Em seus dois serviços, o espanhol perdeu o saque, e Djoko fez 6-3.
Na terceira parcial, uma história a parte no jogo. Nadal impôs um verdadeiro massacre ao rival, que não conseguiu confirmar seu serviço em seus dois primeiros saques. O prejuízo, claro, foi grande. Sem errar, o espanhol fez 5-0, viu Djokovic confirmar apenas uma vez e fechou em seguida.
O quarto set foi o mais equilibrado e emocionante do jogo. Com os tenistas confirmando seus serviços, a primeira quebra só veio só no sétimo game, a favor de Nadal. O espanhol, porém, não soube aproveitar a vantagem e acabou perdendo o saque logo na sequência, deixando tudo igual novamente.
Sacando para jogar pressão em Nadal, Djokovic, porém, não soube aproveitar. O sérvio foi quebrado e permitiu que o espanhol sacasse para o jogo. Mas a partida guardava mais uma reviravolta. O número um do mundo devolveu a quebra foi buscar o set, vencendo por 7-3 o desempate.
O quinto set, apenas o segundo disputado por Nadal em Roland Garros, foi novamente equilibrado, porém, uma quebra em favor de Djokovic logo no primeiro game quase selou o destino do jogo. O espanhol só foi conseguir deixar tudo igual para fazer 4-4. O empate seguiu até o 16º game.
Sacando, Djokovic abusou dos erros e permitiu a Nadal um triplo match point. Em qualquer situação, a vantagem é quase irreversível. Contra o espanhol, no saibro, praticamente impossível. Logo em sua primeira oportunidade, o terceiro cabeça de chave mostrou porque é, na verdade, o primeiro favorito em Roland Garros e se garantiu na final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.