sábado, 8 de junho de 2013

Em Natal, Fortaleza dos Reis Magos é interditada após embargo de obra


Ifam solicitará perícia nas obras de reparo da Fortaleza dos Reis Magos em Natal (Foto: Igor Jácome/G1)

Quem for visitar a Fortaleza dos Reis Magos na tarde deste sábado (8) e durante o domingo (9) encontrará o monumento fechado em Natal. O local foi interditado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que embargou uma obra de reparos e pintura que vinha sendo executada pela Fundação José Augusto (FJA), órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura. A informação foi confirmada pelo superintendente do instituto, Onésimo Jerônimo Santos.

A interdição ocorreu por volta das 12h deste sábado. O superintendente afirma que vai solicitar perícias do Ministério Público Federal e da Polícia Federal para constatar se houve dano ao patrimônio histórico na obra. O Iphan também pretende produzir um laudo de constatação.

Onésimo conta que a realização da obra precisaria ser solicitada ao Iphan, o que de acordo com ele, não aconteceu. Além disso, o superintendente acrescenta que o material utilizado nos reparos não é adequado. "Existem critérios a serem seguidos. É preciso usar materiais similares aos da época da construção. O aval do Iphan é necessário, mas a obra continuou. Tivemos que tomar a medida extrema do embargo", relata.

De acordo com Sérgio Wiclif, engenheiro da Fundação José Augusto, a obra de reparos foi solicitada pelo Ministério Público Estadual. A assessoria de comunicação da FJA acrescenta que o órgão não foi informado em nenhum momento da interdição por parte do Iphan. Para o superintendente do Iphan, isso não justifica o procedimento adotado na realização da obra. "A fundação conhece os procedimentos. Não há motivos para eles terem feito isso. Não havia razão para que a situação chegasse a esse extremo", reforça.

O superintendente adianta que uma reunião está agendada com a secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado, para esta segunda-feira (10), quando a questão da Fortaleza dos Reis Magos deve ser tratada. No mesmo dia serão solicitadas as perícidas da Polícia e Ministério Público Federal. O Iphan também fará um laudo de constatação, conforme explicou Onésimo Santos.

A administração da Fortaleza dos Reis Magos é alvo de disputa entre o Instituto Histórico e a Fundação José Augusto. Os dois órgãos mostram interesse em administrar o monumento histórico, que é um bem da União, mas é administrado pelo Estado. O caso vem sendo conduzido pela seccional estadual da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.