segunda-feira, 17 de junho de 2013

Espanha bate o Uruguai na estreia e transforma vaias pernambucanas em aplausos

Espanhóis comemoram gol marcado por Pedro contra o Uruguai, na Arena Pernambuco

Os campeões do mundo e da Europa confirmaram tudo o que se esperava deles na estreia da Copa das Confederações, neste domingo, com a primeira lição de futebol em solo brasileiro. Com massacre de posse de bola, a Espanha impôs sua decantada estratégia de jogo para bater o Uruguai por 2 a 1, na abertura oficial da Arena Pernambuco, em confronto do grupo B. Pedro e Soldado marcaram os gols, enquanto que Suárez descontou no fim, quando os favoritos relaxaram.
O público da Arena Pernambuco revelou sua preferência pelo Uruguai logo no primeiro minuto, cobrindo de vaias o consagrado sistema de jogo espanhol de troca de bola incansável. Mas a frieza do estilo da Fúria somado a belas jogadas de gols transformaram a rejeição em aplausos de reconhecimento. Até gritos de "olé" surgiram das arquibancadas.
O técnico Vicente Del Bosque começou a partida contra os uruguaios com sete jogadores do Barcelona entre os titulares, incluindo o tridente de meio-campo todo "catalão", com Busquets, Xavi e Iniesta. Mas o destaque ficou com a aposta em Roberto Soldado no comando de ataque e com o retorno de Iker Casillas ao gol.
Casillas não começava uma partida oficial desde 23 de janeiro, quando sofreu uma fratura na mão. O goleiro também enfrentou afastamento técnico no Real Madrid, após choque de relacionamento com o técnico José Mourinho. Antes do jogo deste domingo em Recife, ídolo havia entrado durante o amistoso com a Irlanda na última semana, em Nova York, com boa participação.
Favorita no jogo, a Espanha começou tocando a bola com paciência, como sempre, mas debaixo de vaias. Mas nada que tirasse a concentração dos campeões do mundo em sua consagrada estratégia. Valeu a paciência com a rejeição inicial dos brasileiros. Aos 10min Fàbregas acertou a trave em um chute de fora da área e foi ovacionado pelo estádio. Cinco minutos depois foi a vez de Iniesta exigir defesa de Muslera e ganhar aplausos.
Com posse de bola massacrante, a Espanha encurralou o Uruguai em seu campo defensivo. Os atuais campeões sul-americanos ficaram só na base do chutão para frente e praticamente não conseguiram criar uma única jogada de ataque no primeiro tempo. A exceção foi uma bola desviada de cabeça, mas sem perigo para Casillas.
O Uruguai não via a cor da bola, e o primeiro gol espanhol parecia questão de tempo. E ele nasceu nos pés de Pedro aos 20min. O atacante do Barcelona pegou rebote, chutou forte de fora da área e contou com o desvio em Diego Lugano para marcar.
Os espanhóis conseguiram ampliar a vantagem ainda antes do intervalo, aos 31min. Após uma boa jogada de Fàbregas na intermediária, Soldado foi acionado e bateu por cima de Muslera para fazer 2 a 0.
No segundo tempo os favoritos diminuíram a intensidade de jogo, apesar de manterem domínio absoluto da posse de bola. As vaias às trocas de bola no meio voltaram a ser ouvidas brevemente. A Espanha poderia ter chegado ao terceiro gol, mas pecou no preciosismo do último passe em ações na área. Nos minutos finais, Luis Suárez descontou para os uruguaios em bela cobrança de falta.
As duas seleções voltam a campo na próxima quinta-feira. Enquanto que a Espanha deve confirmar sua vitória mais tranquila na primeira fase diante do Taiti, no Rio de Janeiro (às 16h), o Uruguai duela com a Nigéria em Salvador (às 19h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.