sexta-feira, 21 de junho de 2013

Etna se tornou Patrimônio Mundial da Unesco

O vulcão Etna expele lava durante erupção na Sicília, Itália, em abril de 2013
O vulcão italiano Etna foi incluído nesta sexta-feira (21) na lista de Patrimônio Mundial da Unesco e definido como umdos vulcões "mais emblemáticos e ativos no mundo".
O comitê da Unesco está reunido na sua sessão anual em Phnom Penh, no Camboja.

O Etna é um dos mais importantes vulcões da Europa, com umaatividade conhecida há cerca de 2,7 mil anos, e tem "uma das histórias documentadas do vulcanismo mais longas do mundo".
"As crateras do cume, os cones de cinzas, a lava, as grutas de lava e a depressão do Vale de Bove fazem do Etna um destino privilegiado para a pesquisa e para a instrução", escreveu a Unesco, ressaltando como "este continua a influenciar a vulcanologia, a geofísica e outras disciplinas da terra".
"A sua notoriedade, a sua importância científica e os seus valores culturais e pedagógicos são de relevância mundial", conclui o informe.
A região classificada pela Unesco como patrimônio mundial faz parte do Parque Etna, na Sicília, criado em 1987.
O comitê do patrimônio mundial da Unesco, em sua reunião anual de Phnom Penh, avaliou a inscrição no patrimônio de 31 locais naturais e culturais. Até agora, são 962 os locais inscritos em 157 países. Entre os locais que pedem a inclusão pelo seu "valor universal excepcional" estão, entre outros, as mansões e jardins dos Médici na Itália, o Monte Fuji no Japão e a cidade de Agadez no Níger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.