segunda-feira, 24 de junho de 2013

Filha de Mandela diz a TV que ex-líder está em paz; ele segue em situação 'crítica'

AFP

Uma das filhas do ex-líder sul-africano Nelson Mandela disse nesta segunda-feira (24) à emissora de TV CNN que seu pai, hospitalizado em estado "crítico" com uma infecção pulmonar desde a noite deste domingo (23), está em paz.

QUEM É NELSON MANDELA

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como terrorista e passou quase 30 anos na cadeia.

"Como filha, rezo para que a transição seja suave. Ele está em paz consigo mesmo. Ele deu tanto para o mundo", disse Makaziwe Mandela, filha do primeiro casamento do ex-presidente. "Tudo que fazemos todo dia é ir com calma e rezar para Deus", disse.
Perguntada pela jornalista sobre pessoas que teriam sugerido parar o tratamento de Mandela, Makaziwe disse que não cogita essa opção: "Na nossa cultura, a cultura Tembu, você nunca 'dispensa' uma pessoa a não ser que ela te diga "Por favor, minhas crianças, minha família, me dispense'. Meu pai ainda não disse isso para nós", relatou Makaziwe.
Makaziwe também pediu privacidade à imprensa - segundo ela, jornalistas acampam perto do hospital. "É nosso pai. É o avô das crianças. Não o tivemos conosco nos nossos melhores anos [ele ficou preso por 27 anos]. Este é de certa forma um momento importante e sagrado para nós, e eu espero que o mundo se afaste e nos deixe em paz", disse.

Anúncio de estado "crítico"

Nelson Mandela, hospitalizado com uma infecção pulmonar, está em estado "crítico", informou a presidência da África do Sul em comunicado divulgado na noite deste domingo.
"O estado do ex-presidente Nelson Mandela, internado em um hospital de Pretória, é crítico", diz o texto. O presidente Jacob Zuma, o vice-presidente da ANC (partido no poder), Cyril Ramaphosa, e Graça Machel, mulher de Mandela, estão no hospital em que o ex-presidente está internado.
Segundo o comunicado, o estado do ex-presidente, de 94 anos, internado desde 8 de junho passado, piorou nas últimas 24 horas. Zuma deu a notícia após chegar ao hospital na tarde de domingo, onde os médicos lhe informaram "que o estado do ex-presidente havia passado a crítico".
"Os médicos fazem todo o possível para que ele melhore, e Madiba [como Mandela é chamado na África do Sul] é bem tratado. Ele está em boas mãos", disse Zuma.
Após uma semana de silêncio, a presidência informou no sábado que o estado de Mandela era "grave mas estável", depois do canal de televisão CBS revelar um agravamento do quadro.
Mandela, ícone da luta contra o apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994, fará 95 anos no dia 18 de julho. Desde dezembro passado, Mandela foi internado em quatro ocasiões, vítima das infecções pulmonares que sofre há anos.
A última aparição pública de Mandela ocorreu na final da Copa do Mundo de Futebol em 2010 na África do Sul, com milhões de espectadores o acompanhando ao vivo pela televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.