quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

Luiz Roberto Lima/Estadão Conteúdo

Moradores de ao menos 20 capitais brasileiras e de pelo menos 21 cidades espalhadas pelo interior do Brasil vão às ruas nesta quinta-feira (20), a partir das 17h, protestar contra o preço e a qualidade do transporte público no país.
O ato sucede anúncios de revogação de aumento de tarifa feitos nessa quarta (19) em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo  após pressão popular, além de Aracaju (SE). Na terça-feira (18), quatro capitais já haviam anunciado a redução do preço das passagens de ônibus: Recife, Porto Alegre, João Pessoa e Cuiabá.
Na cidade de São Paulo, a manifestação será a sétima do gênero organizada pelo Movimento Passe Livre e acontecerá na Praça do Ciclista, na avenida Paulista. Até a noite dessa quarta, mais de 170 mil pessoas confirmavam presença no ato. Segundo o MPL, a ação servirá para "comemorar a vitória do povo na rua".
No Rio, o ato acontece na região central da cidade após o protesto da última segunda (17), que terminou em conflito com a polícia depois que um grupo tentou invadir a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).
Em Brasília, o protesto foi batizado de "Ato Nacional contra o Aumento das Passagens, as Violações da Copa e a Criminalização da Luta Popular no DF" e terá concentração a partir das 17h na rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital.
Outras capitais que tiveram manifestações do tipo confirmadas foram Teresina (PI), Recife (PE),Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Maceió (AL), Campo Grande (MS), Salvador (BA), Natal (RN), Manaus (MA), Florianópolis (SC), Palmas (TO),Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Recife (PE).
Em cidades do interior, há protestos marcados também em cidades como Mosqueiro (PA),GuaraíGurupi Tocantinópolis (TO), Rio Largo (AL), JequiéPetrolina Juazeiro (BA),Sorocaba Ribeirão Preto (SP), Salgueiro São Raimundo (PE), Londrina (PR),EsperantinaParnaíbaFlorianoSão Raimundo NonatoPicosSão João do Piauí e José de Freitas (PI) e Timon (MA).
No Recife, a manifestação está marcada para as 16h, com concentração no Derby. "No dia 20 de junho, o Brasil vai parar, e vai parar pra exigir melhores condições a todos, vai parar pra exigir que parem com as roubalheiras, vai parar pra, enfim, começar a andar", diz a publicação.
Em Porto Alegre, onde o prefeito de José Fortunati (PDT) enviou na terça-feira, à Câmara de Vereadores, um projeto de lei que isenta as tarifas de ônibus do ISS (Imposto sobre Serviços), PIS e Cofins, 25 mil pessoas haviam confirmado presença até a tarde desta quarta-feira na manifestação --cuja concentração ocorre às 18h em frente à Prefeitura de Porto Alegre. O roteiro da passeata será definido no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.