domingo, 16 de junho de 2013

MULHER DÁ Á LUZ EM RECEPÇÃO DE MATERNIDADE E A CRIANÇA CAI NO CHÃO


Um vídeo postado no Facebook mostra o exato momento em que uma mulher entra em trabalho de parto na recepção da maternidade Nascer Cidadão, em um bairro da periferia de Goiânia (GO), que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O fato ocorreu às 19h45 da última terça-feira, 11, e veio a público após a divulgação do vídeo.
A mulher aparece sentada em um banco da área de espera do hospital quando acontece o parto. O recém-nascido chegou a cair no chão de uma altura de cerca de meio metro, sendo socorrido de forma improvisada por um médico. Ao ver a cena, algumas pessoas que aguardavam na recepção gritam desesperadas. Nas imagens, é possível ver que a mãe perde muito sangue. Na tarde desta quarta-feira, 12, o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, concedeu entrevista e disse que o corpo técnico da maternidade foi afastado.


Em entrevista coletiva na tarde desta quarta, 12, o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto da usuária Letícia Leite Machado, na Maternidade Nascer Cidadão. O bebê nasceu às 19h45 da terça, 11, enquanto a mãe aguardava por internação. Os servidores envolvidos ficarão afastados até a apuração dos fatos por meio de sindicância aberta hoje pela SMS. O documento será encaminhado para os Conselhos de Medicina e Enfermagem para análise técnica. O prazo do apresentados pelo secretário é de 3 a 4 dias para o resultado da sindicância. Um usuário filmou a parturiente no momento do nascimento do bebê. O homem que aparece acolhendo a criança é o médico obstetra de plantão, que prestou os primeiro cuidados ao bebê do sexo feminino, que nasceu com 2.270 gramas e 47 centímetros. O bebê passou por todos os exames necessários, inclusive raio-x de tórax e crânio. Bebê e mãe passam bem. De acordo com a direção da Maternidade, a usuária chegou à unidade sem acompanhante às 17h25 e às 19h foi reavaliada. O bebê nasceu às 19h45 enquanto a usuária aguardava a internação. A explicação da direção é que o processo expulsivo do bebê ocorreu de forma mais acelerada que o comum. A usuária informou que era o segundo parto, mas na verdade é seu quinto filho. Essa informação pode ter prejudicado o raciocínio clínico da equipe. A Sindicância vai servir para apurar este fato também.

* Márcio Melo via Portal a Desgraça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.