segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nigéria abusa das gracinhas e toma gol histórico, mas goleia fácil o Taiti

Jogo fechou 1ª rodada da Copa das Confederações

O duelo era desigual. De um lado, a Nigéria e sua tradicional força física. Do outro, o Taiti e seu futebol amador. Como não poderia deixar de ser, uma grande goleada. Mesmo abusando das gracinhas e tomando um inesperado gol, a seleção nigeriana estreou com o pé direito na Copa das Confederações: 6 a 1 sobre os taitianos.

Jonathan Tehau foi o responsável pelo histórico gol do Taiti, mas também acabou marcando um gol contra. Oduamadi, três vezes, e Echiejile, mais duas vezes, definiram o placar da goleada.
Com a vitória, a Nigéria assume a liderança do grupo B por conta do saldo de gols. A Espanha também venceu seu jogo de estreia, diante do Uruguai, mas por 2 a 1.
A bola volta a rolar na próxima quinta-feira para o grupo B. O Taiti vai até o Rio de Janeiro, onde enfrentará a poderosa seleção da Espanha às 16 horas. Já a Nigéria viaja até Salvador, onde vai enfrentar o Uruguai às 19 horas.
O jogo
O primeiro gol nigeriano saiu muito rápido. Quando o povo mineiro começava a esquentar a torcida pelo Taiti, com direito até a gritos de ‘olé', uma jogada completamente estranha abriu o placar logo aos quatro minutos. Echiejile chutou de longe, a bola desviou em dois jogadores e matou completamente o goleiro Xavier Samin no lance.
Cinco minutos depois, o segundo gol. A defesa taitiana saiu jogando completamente errado e deu a bola nos pés de Oduamadi. O nigeriano ainda passou como quis por dois zagueiros antes de deslocar o goleiro.
Aos 15, Musa ficou sozinho na área, mas fez mais graça que o necessário, tentou driblar o goleiro e perdeu gol feito. Mesmo na base da brincadeira, a Nigéria fez o terceiro. Contando com grande ajuda do goleiro taitiano. Samin foi agarrar um cruzamento rasteiro, mas deixou a bola escapar nos pés de Oduamadi, que apenas completou para o gol vazio.
Quatro minutos depois, a Nigéria perdeu mais um gol feito. E de novo por falta de seriedade. Ujah chegou sozinho na cara do goleiro, mas tentou o drible e acabou desarmado. Aos 38, foi a vez de Mba perder um gol feito, escorregando em frente a Samin.
O Taiti aproveitou a distração adversária e chegou duas vezes com perigo. Uma aos 33, quando o nigeriano Omeruo desviou cruzamento que encontraria Alvin Tehau sozinho dentro da área. A segunda veio aos 42. Após cruzamento de Aitamai, Chong Huechegou livre, mas não conseguiu a cabeçada.
Assustada, a Nigéria apertou um pouco o ritmo e definiu o placar. Aos 22, o mesmo Jonathan Tehau acabou marcando contra. Após nova jogada de Oduamadi, a zaga taitiana tentou cortar, mas errou feio e acabou balançando as próprias redes.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo, com a Nigéria preguiçosa. O castigo veio aos nove minutos. Cobrança de escanteio pela esquerda, e Jonathan Tehau subiu mais que todo mundo na segunda trave para mandar para a rede. O primeiro gol da história do Taiti em um torneio internacional. Para delírio da torcida mineira.
Aos 31 minutos, a Nigéria chegou ao quinto gol. Ideye foi lançado sozinho pela ponta direita, chegou até a linha de fundo e cruzou. No meio da área, Oduamadi apenas completou. Foi o terceiro deles na partida. O golpe final veio aos 34 minutos. Após pressão na saída de jogo, a bola sobrou para Echiejile encher o pé e marcar o sexto e último gol nigeriano.
FICHA TÉCNICA
TAITI 1 X 6 NIGÉRIA
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de junho de 2013, segunda-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Assistentes: William Torres e Juan Zumba (ambos do El Salvador)
Cartão amarelo: Omeruo (Nigéria)
Gols:
TAITI: Jonathan Tehau, aos nove minutos do segundo tempo
NIGÉRIA: Echiejile, aos cinco, e Oduamadi, aos nove e aos 26 minutos do primeiro tempo; Jonathan Tehau (contra), aos 24, Oduamadi, aos 31, e Echiejile, aos 35 minutos do segundo tempo
TAITI: Samin; Ludivion, Vallar (Faatiarau) e Jonathan Tehau; Simon (Lemaire), Bourebare, Caroine e Aitamai; Vahirua (Atani), Chong-Hue e Alvin Tehau
Técnico: Eddy Etaeta
NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo (Egwuekwe) e Echiejile; Ogude, Obi Mikel e Mba (Ogu); Oduamadi, Musa e Ujah (Ideye)
Técnico: Stephen Keshi
GALERIA Veja as melhores fotos de Taiti x Nigéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.