sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pior incêndio já registrado no Colorado deixa dois mortos


Michael Ciaglo/The Colorado Springs Gazette/APLOS ANGELES, 14 Jun 2013 (AFP) - Duas pessoas morreram em um intenso incêndio florestal no Colorado, que já destruiu 360 casas, tornando-se o mais devastador já visto no estado do oeste americano, informaram as autoridades nesta quinta-feira.

As duas vítimas foram encontradas próximas a seu veículo em uma zona de bosques e tudo indica que não puderam escapar das chamas, disse Terry Marketa, xerife do condado de El Paso.

"Quando lidamos com um incêndio alimentado pelo vento, capaz de passar de árvore para árvore, significa que pode matar ao avançar muito rápido", destacou Marketa.

O incêndio na Floresta Negra - o pior de vários que devastam o estado - provocou a evacuação de 13 mil lares em cerca de 38.040 hectares de terra, segundo Maketa.

Altas temperaturas, condições de seca e fortes ventos têm alimentado as chamas. "O vento é nossa ameaça número um. Tem sido um fator decisivo", redigiu Maketa em uma mensagem postada no microblog Twitter sobre o incêndio, que começou na terça-feira perto de Colorado Springs.

Autoridades federais estão ajudando bombeiros estaduais e locais com recursos que incluem duas aeronaves C-130, anunciou o Departamento de Defesa.

O incêndio é mais destrutivo do que o de Waldo Canyon, no ano passado, a oeste de Colorado Springs, que queimou 347 casas. 

Entre outros grandes incêndios no estado, o de Royal Gorge, no sudoeste de Colorado Springs consumiu mais de 1.279 hectares e tinha sido contido em 20% nesta quinta-feira, segundo o site Inciweb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.