segunda-feira, 17 de junho de 2013

Preso no Sul paraguaio suspeito de tentar embarcar com 'livros de cocaína' para a África

Agente da PF passa reagente químico nas páginas de três livros; produto identificou presença de cocaína
Um paraguaio de 29 anos foi preso na noite desse domingo (16), em Porto Alegre, tentando embarcar para a África com uma carga de cocaína. A droga estava impregnada nas páginas de três livros e no forro de uma mala. A apreensão ocorreu no aeroporto internacional Salgado Filho.

Não fosse o nervosismo percebido pelos agentes federais, o cidadão paraguaio embarcaria em um voo da TAP direto para Lisboa. De lá, viajaria para Abidjan, na Costa do Marfim, na África.

Abordado, primeiramente não foi encontrado nada de irregular com o passageiro. Entretanto, ao passarem um reagente químico nas páginas de três grossos livros o no forro de uma mala, os policiais perceberam se tratar de cocaína.    
O peso bruto do material chegou a 3,8 kg. Conforme os federais, os traficantes tiveram o cuidado de desencadernar as publicações, encharcá-las em uma solução líquida com cocaína e reencaderná-las.
Aos agentes, o paraguaio contou que receberia 5 mil dólares pelo serviço, que entrou no país por Foz do Iguaçu (PR) e recebeu a mala com a droga em Porto Alegre.  

Inovação

Com o aumento expressivo de apreensões de drogas no aeroporto Salgado Filho, as organizações criminosas buscam inovar na forma de ocultação da droga. Apenas em 2012, 92 kg de cocaína foram apreendidos no terminal.
Segundo a PF, depois que se iniciaram as viagens diretas entre Porto Alegre e Lisboa, em 2011, sete pessoas foram detidas tentando embarcar com narcóticos: dois espanhóis, dois brasileiros, uma lituana, um português e agora um paraguaio.
O suspeito foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal. Se condenado, poderá cumprir pena de cinco a 15 anos de prisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.