segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vacinação contra febre aftosa termina próximo dia 21

Vacinação contra febre aftosa termina próximo dia 21A campanha de vacinação contra febre aftosa na Paraíba acontece até o dia 21 deste mês. Iniciada no dia 1º de maio, a primeira etapa da campanha registra a venda de 820 mil doses da vacina nas farmácias veterinárias do Estado. Desse total, cerca de 500 mil vacinações foram comprovadas junto à Defesa Agropecuária Estadual. Entre rebanhos nos currais e em circulação nos abatedouros, o Estado estima em cerca de 1,1 milhão de cabeças o número atual de bovinos e bubalinos.
A campanha terminaria no dia 31 de maio, mas o Governo do Estado solicitou e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação devido aos efeitos da estiagem prolongada, que provocou debilidade dos animais e dificuldades financeiras dos produtores.

"Nossa meta é fazer com que a Paraíba avance para a classificação de zona livre de aftosa com vacinação", declarou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

O gerente executivo de Defesa Agropecuária da Secretaria, Rubens Tadeu, alerta aos criadores sobre a necessidade de se comprovar a vacinação para se ter acesso à Guia de Trânsito de Animais (GTA). Após a vacinação, o prazo para a comprovação é de dez dias.

Todos os criadores de bovinos e bubalinos são obrigados a vacinar seus animais. A meta da Defesa Agropecuária é vacinar 100% do rebanho do Estado, estimado em 1,1 milhão cabeças de gado em 100 mil propriedades, conforme números oficiais da campanha do ano passado.

Os criadores que não vacinarem seu rebanho ou não apresentarem a notificação no tempo previsto, estão sujeitos a punições como multas e a impossibilidade do transporte e comercialização, além da exclusão dos programas do governo, como por exemplo, o programa estadual de distribuição de ração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.