quarta-feira, 10 de julho de 2013

Atlético-MG pega Newell's por final histórica na Libertadores

AFP PHOTO / Douglas MAGNO

O Atlético-MG quer fazer a quarta-feira ser histórica para o seu torcedor no Estádio Independência. O alvinegro mineiro enfrenta o Newells Old Boys pelo segundo jogo da semifinal da Libertadores, às 21h50, em busca da final inédita em sua história de 105 anos. Os atleticanos acreditam em novo milagre, no palco já conhecido como "santuário atleticano".

A missão do Atlético, porém, será dura. O time de Ronaldinho Gaúcho terá de superar a boa vantagem adversário. O Newells venceu o jogo da ida, na última quarta-feira, em Rosário, por 2 a 0. Para chegar à final, a equipe atleticana terá de vencer por diferença de três gols. A inversão do placar da primeira partida leva a definição da vaga para os pênaltis.
Superar tal adversidade no segundo jogo é fato raro de acontecer na história recente da Libertadores. Desde a edição de 2005, quando o gol fora de casa nos mata-matas, exceto na final, passou a ser levado em conta no regulamento, apenas dois times conseguiram reverter uma desvantagem de 2 a 0 do jogo de ida.
O primeiro a conseguir tal feito foi o Grêmio em 2007, mas precisou dos pênaltis para superar o Defensor, do Uruguai. De forma direta, o único a passar foi o Deportivo Cuenca (Equador). Em 2009, a equipe perdeu por 2 a 0 para Anzoátegui (Venezuela) e garantiu vaga ao ganhar a partida de volta, por 3 a 0.
Apesar da esperada dificuldade, o Estádio Independência tem se mostrado cenário propício para feitos dramáticos. O local, que já é considerado pela torcida do Atlético como o santuário atleticano, viu nas quartas de final um dos momentos mais importantes e marcantes da história alvinegra. Aos 47 minutos do segundo tempo, Victor defendeu, com o pé esquerdo, a cobrança de pênalti de Riascos, do Tijuana, evitando a derrota e a desclassificação alvinegra diante do seu torcedor.
O autor do milagre nas quartas de final da Libertadores, que resultou em homenagens de torcedores atleticanos, é uma das esperanças do Atlético para que a situação seja repetida diante do Newells. O clube mineiro trabalha para não ser vazado, já que um gol complicará a situação e o pensamento da classificação. "È o jogo do ano, a gente só pensa neste jogo e vamos com tudo, vamos dar a vida pela classificação", disse.
A vaga para a final da Libertadores colocará o atual elenco atleticano na história do clube, que nunca chegou, sequer, a uma decisão do torneio nos 105 anos de existência. A classificação para a semifinal já é triunfo inédito. Mas, o título da competição mais importante da América do Sul é a cobiça do Atlético. E aos poucos, o torcedor atleticano ganha forças para acreditar em apresentação melhor do time e na viabilidade do resultado desejado.
O técnico Cuca vive uma semana de notícias positivas. Depois de ganhar, com um time reserva, do Criciúma pelo Brasileirão no domingo, por 3 a 2, e assim sair da zona de rebaixamento, o treinador ganhou de presente os retornos de Leonardo Silva e Leandro Donizete, que desfalcaram o time mineiro no primeiro jogo da semifinal, na Argentina, com lesões. Ambos deverão estar em campo nesta quarta-feira, deixando o Atlético mais fortalecido e próximo do time titular ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.