sexta-feira, 5 de julho de 2013

Brasil acorda no 2º set, vence a Bulgária de virada e reassume a ponta da Liga

Divulgação/FIVB

Depois de um primeiro set sonolento, o Brasil reagiu e conseguiu vencer a Bulgária de virada, por 3 sets a 1, (parciais de 24-26, 25-17, 25-20 e 25-23) na manhã desta sexta-feira, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Com o resultado, a equipe reassumiu a liderança do Grupo A da Liga Mundial de vôlei masculino.

Brasil e Bulgária voltam a se enfrentar neste sábado, também às 10h da manhã, em Brasília, no segundo jogo da rodada do final de semana.

A renovada equipe de Bernardinho tem seis vitórias em sete jogos. Antes, havia superado Polônia e Argentina, duas vezes cada, e batido uma vez a França. A única derrota brasileira foi para os franceses.

Seis equipes se classificarão para a fase final, sendo elas as duas melhores dos grupos A e B, a melhor colocada do grupo C e a Argentina, país-sede das finais.

Caso a Argentina, que está no grupo A e já está classificada, esteja entre as duas primeiras colocadas, a melhor equipe deste grupo, que ainda não está classificada, fica com a vaga. As finais, que serão disputadas em Mar del Plata, estão marcadas para o período entre 17 e 21 de julho.

O Brasil começou o jogo com muitas dificuldades para impor o ritmo em função de muitos erros de saque. Dos 11 primeiros pontos búlgaros, cinco haviam sido de erros em brasileiros na tentativa de forçar o saque.

O time europeu, no entanto, não conseguia se impor quando sacava, e o jogo ficou equilibrado e com margem de um ponto até o 15 a 13 para os búlgaros, que começaram a se destacar nos pontos de bloqueio. Nesse fundamente, fez seu 18º ponto e abriu quatro de vantagem.

A partir daí o Brasil passou a explorar os ataques de Wallace, que entrou no meio do jogo. O ponta virou várias bolas e conduziu o Brasil ao empate em 20 a 20. Depois, a Bulgária chegou a ter um set point com o Brasil sacando em 23/24, mas o bloqueio funcionou e rendeu o empate. Mas os búlgaros fecharam em 26/24 em um erro de Éder.

O Brasil voltou bem melhor no segundo set e com o saque entrando mais. Não demorou para a equipe controlar a partida e comandar o placar desde o começo, abrindo 4 a 0.

Sempre atrás no placar, a Bulgária teve que arriscar mais nos saques e passou a errar ainda mais. O Brasil sobrou e fez diversas variações de ataque. Não teve dificuldade para fechar em 25/17.

O terceiro set só confirmou a reação brasileira. Mais confiante e inflado pela torcida, o time de Bernardinho não errou quase nada. Chegou a ter seis pontos na frente e se impôs com muita rapidez nas jogadas.

A Bulgária só escapou de uma surra maior por acertar alguns saques forçados no final do set e ainda assim perdeu por 25 a 20.

O panorama no quarto set foi o mesmo dos dois anteriores. Com o bloqueio e a defesa funcionando bem, o Brasil nem precisou arriscar tanto o saque para controlar o jogo e ditar o ritmo. Chegou a fazer 11 a 7; mas a equipe europeia aproveitou um momento de relaxamento da equipe brasileira para encostar e até virar a partida.

Mas o Brasil manteve a calma nos momentos decisivos e conseguiu vencer por 25 a 23. "O time entrou com uma responsabilidade muito grande. Cometemos erros que não cometíamos (no primeiro set). Mas conseguimos acertar. Todo mundo passa por isso e demora às vezes para engrenar, mas o importante é ajudar o time a vencer", falou Leandro Vissotto, em entrevista à TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.