quarta-feira, 24 de julho de 2013

Indiano pobre constrói réplica do Taj Mahal para mulher

Indiano pobre constroi réplica do Taj Mahal para mulher (© BBC)
Um funcionário público indiano aposentado está construindo uma réplica em tamanho reduzido do famoso Taj Mahal em memória à esposa, que viveu com ele por mais de 58 anos.

Faizul Hasan Quadri, de 77 anos, está erguendo seu 'monumento do amor' para a mulher, Tajammuli Begum, em um vilarejo no distrito de Bulandshahr, no Estado indiano de Uttar Pradesh, no norte do país.
Tajammuli Begum morreu de câncer em dezembro de 2011.
O Taj Mahal original fica em Agra, a 200 quilômetros da capital Nova Déli, e foi construído há mais de quatro séculos. Mas o seu construtor e Quadri têm em comum o extraordinário amor pela mulher e a vontade de imortalizá-lo em uma obra monumental.
Assim como o monumento de mármore branco construído pelo imperador Shah Jahan atrai milhares de turistas, um número crescente de pessoas das vilas próximas estão aparecendo para ver o Taj Mahal de Hasan Quadri ganhar forma.
'Veja você, minha esposa e eu não tínhamos filhos, então ela sempre costumava dizer: 'Depois que morrermos, ninguém vai mais lembrar da gente, nós seremos esquecidos'. Por isso, eu a prometi que se ela morresse antes, eu construiria um mausoléu para que as pessoas se lembrassem dela por anos', afirma Quadri.
'Não é um lugar para adoração'
'Ela tinha apenas 14 anos quando nos casamos, enquanto eu era três anos mais velho... Ela tinha uma voz bem mansa, era simples e uma pessoas de natureza muito doce. Todo mundo simplesmente a amava. Quando nos casamos ela era analfabeta. Mais tarde, eu a ensinei a língua urdu, mas ela nunca conseguiu escrever'.
'Nós ficamos juntos por mais de 58 anos, e amor cresce com o tempo. Agora que ela se foi, ela estará sempre na minha memória', ressalta Quadri.
A doma perfeitamente moldada e os minaretes (espécie de torre característica de mesquitas) do Taj Mahal de Quadri já estão no lugar. Mas ainda há muito o que fazer. Os vitrais das janelas, os jardins paisagísticos e o mármore branco do exterior estão ainda para serem feitos.
Mas ainda que o dinheiro para a construção esteja acabando, Quadri se recusa a receber ajuda.
'Este não é o mausoléu de um santo ou um lugar para adoração, este é apenas o túmulo da minha mulher. Eu não quero construir um memorial utilizando o dinheiro dos outros. Eu quero terminar tudo utilizando meu próprio dinheiro, não importa quanto tempo isso leve', explica o aposentando.
Quadri vendeu parte de seus terrenos, as joias de sua esposa e suas economias para bancar a construção. Ele já gastou mais de US$ 15 mil (quase R$ 34 mil) e disse que precisa de outros US$ 10 mil (quase R$ 23 mil).
'Eu estou mantendo minha promessa e não vou desistir, não importa o quanto custe', afirma.
Assim como o Taj Mahal original, a réplica de Quadri deixou espaço para o seu próprio túmulo ao lado do da mulher e reza para que 'eles possam ficar juntos na próxima vida também'.
'Não é exatamente uma réplica'
Quadri conta que construir uma réplica de um famoso monumento não tem sido fácil.
'Nós tentamos a ajuda de um arquiteto, mas eu não estava satisfeito com o modelo gerado pelo computador. Eu já vi o Taj Mahal por tantas vezes, eu tinha uma clara ideia de seu desenho, então nós utilizamos fotos do Taj real para começarmos o nosso. Nós reduzimos a escala de acordo com nosso bolso. Então a idria foi a de construir algo similar, mas não exatamente uma réplica', explica.
O icônico Taj Mahal, construído no século 17, faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da Unesco.
Diferenças
Mas como a obra de Quadri se diferencia do Taj Mahal original, um marco da arquitetura da dinastia mogol - que combina elementos de estilos persas, otomanos e indianos?
O Taj de Quadri não tem 'as intricadas gravuras entalhadas, nem a decoração incrustada de pedras preciosas e semi preciosas'.
'Meu Taj tem apenas uma sala, bem pequena, diferente do original, que tem muitas salas e galerias ao redor dos túmulos. Mas quando você olha de longe, por causa da doma e minaretes, ele se parece exatamente como o Taj', explica Quadri.
Taj Mahal verdadeiro, em Agra | Foto: BBC
"Taj Mahal verdadeiro, em Agra | Foto: BBC"
O aposentado refuta a opinião dos outros de que seu dinheiro poderia ter sido gasto de uma forma melhor.
'No começo, algumas pessoas viram isso como gasto desnecessário. Mas agora que se tornou algo popular, eles já até dizem que o 'novo Taj Mahal' tornou a vila famosa', conta Quadri.
O memorial já está atraindo visitantes das vilas da redondeza.
Chhavi Bhardwaj, que veio para visitar o memorial com sua jovem esposa Anshu, disse que o amor de Quadri por sua esposa 'é um exemplo' inspirador.
'Onde você vê encontra esse tipo de amor nos dias de hoje, você só encontra isso em livros?', afirma Bhardwaj.
Shabana, uma garota de 18 anos, complementa: 'todos acham que ele fez um trabalho fabuloso'. 'Pessoas de vários vilarejos vizinhos veem aqui, pois eles não têm dinheiro para ir até Agra para ver o (Taj Mahal) original. Eles acham que Quadri e o nome de sua esposa irão viver para sempre, graças à este memorial'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.