sexta-feira, 5 de julho de 2013

Jornalista da Record é condenado por crime de injúria preconceituosa contra jornalista da Globo

O apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado a um ano e oito meses de reclusão sob a acusação de ofender a honra do jornalista Heraldo Pereira, repórter da TV Globo e eventual apresentador do Jornal Nacional. Um comentário publicado pelo âncora do Domingo Espetacular em seu blog pessoal gerou o processo.

Em 2009, Amorim postou um texto com críticas ao colega de profissão. O jornalista foi chamado de "negro de alma branca" e que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".

Na sentença, a desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considerou que as declarações "foram desrespeitosas e acintosas à vítima" e que "foi nítida a intenção de ofender a honra" de Pereira. No entendimento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o crime de injúria acontece quando se tem a intenção de ofender a honra de alguém.

A pena deverá ser substituída por uma pena restritiva de direito (que é em liberdade) ainda não definida. A advogada de Paulo Henrique Amorim, Maria Elizabeth Queijo, disse que vai recorrer.


A informação foi publicada pela jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de São Paulo.

* Márcio Melo via Blog do Jair Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.