sexta-feira, 5 de julho de 2013

"Usuário não é criminoso", diz FHC sobre usuários drogas no "Na Moral"

Fernando Henrique Cardoso com Fernanda Montenegro e Pedro Bial no "Na Moral"

Fernando Henrique Cardoso foi o convidado da noite desta quinta (4) na estreia da nova temporada no "Na Moral", na rede Globo. O programa liderado por Pedro Bial também contou com a participação da atriz Fernanda Montenegro e do rapper Marcelo D2.

"Me rendi à realidade", disse o sociólogo e ex-presidente sobre o fato da luta às drogas ter sido intensificada durante sua gestão. "É obvio que o usuário não é um criminoso. Ou mudamos de paradigma ou perdemos a guerra".
Fernando Henrique, que recentemente foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, é atualmente presidente da Comissão Global de Política sobre Drogas. "Uma questão é descriminalizar e outra é legalizar, não é a mesma coisa", disse. "Descriminalizar é não colocar na cadeia o usuário. Todas as drogas fazem mal: o álcool faz, o tabaco faz. Mas proibir resolve? Eu acho que não resolve", defendeu FHC.
"Fico preocupado com o quanto as pessoas se preocupam que a maconha faz mal quando a guerra contra as drogas mata tanta gente", afirmou Marcelo D2, que cantou a música do Planet Hemp que o levou a ser preso em 1997 por apologia às drogas, "Mantenha o Respeito".
Fernanda Montenegro defendeu o poder da opção do indivíduo. "O viciado é um pedido de socorro. Ele pede socorro para ser tratado, se vai sair sadio é outra questão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.