segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Atlético-PR vence o Botafogo, entra no G-4 e deixa Cruzeiro na ponta do BR

Heuler Andrey/AGIF

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder na 16ª rodada. O Atlético-PR venceu o Botafogo por 2 a 0 na noite deste domingo, entrou no G-4 e manteve o Cruzeiro, que havia vencido a Ponte Preta por 2 a 0 no último sábado, na primeira colocação do torneio. Éderson foi o destaque da partida, marcando os dois gols da equipe paranaense, que ‘rouba’ a vaga do Corinthians entre os quatro melhores colocados.

O Botafogo, que não perdia há oito rodadas, fica dois pontos atrás dos mineiros. Com Seedorf apagado, o time carioca sentiu a pressão da torcida atleticana, que lotou o estádio Durival de Brito, e pouco ameaçou. O Atlético-PR segue sem perder em casa. As duas equipes terão compromissos pela Copa do Brasil no meio da semana, antes de voltarem a campo pelo Brasileiro. O Alvinegro enfrenta o Atlético-MG no Independência, enquanto o time de Vagner Mancini recebe o Palmeiras em Curitiba.
Reforçados de seus veteranos - Seedorf pelo lado do Botafogo e Paulo Baier no Atlético-PR -, os dois clubes começaram a partida se estudando. O time paranaense tentava pressionar embalado pela torcida, que compareceu em bom número ao estádio Durival de Brito. Éderson era o jogador mais perigoso do Rubro-Negro nos minutos iniciais, exigindo intervenções de Jefferson. Vitinho, em cabeçada perigosa aos 15min, respondeu para a equipe de General Severiano.
A forte marcação das duas equipes deixou a partida arrastada por alguns minutos. O Botafogo tentava ‘abafar’ a saída de bola do adversário, mas levava pouco perigo quando tinha a bola. O Atlético-PR apostava em chutes de fora da área. Aos 43min, Jonas cruzou e Éderson cabeceou quase na pequena área, obrigando Jefferson a realizar uma linda defesa. No rebote, Dellatorre chutou rente a trave esquerda. O camisa 1 do Alvinegro ainda faria outra boa intervenção em chute de Paulo Baier, nos acréscimos.
A ligeira vantagem no primeiro tempo se transformou em pressão avassaladora no início da segunda etapa. Logo aos 2min, Dellatorre arrancou para a área do Botafogo, sem ser incomodado pelos marcadores, e tocou para Éderson na pequena área. O atacante finalizou, a bola ainda bateu em Jefferson, mas foi entrando devagar no gol, abrindo o placar para o time da casa. 
Após o gol, o Atlético-PR manteve o domínio da partida, utilizando com inteligência os espaços deixados pelo Botafogo para o contra-ataque. Em um deles, a dupla ofensiva do time paranaense funcionou novamente. Dellatorre avançou pelo lado esquerdo do ataque e viu Éderson entrando livre na área. O camisa 77 recebeu o passe em profundidade e completou de primeira, marcando o segundo gol para alegria da torcida local.
O Botafogo ainda realizou mudanças, com a entrada do lateral Edilson e do atacante Alex, mas nada adiantou. A partida ainda teve a expulsão de Vitinho e do lateral Pedro Botelho, que se envolveram em uma confusão na área. O time paranaense suportou bem a pressão e garantiu os três pontos, que o colocaram no G-4.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.