segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Bairro da Parabólica recebe 3ª Audiência Pública em Itaú/RN

Os moradores do bairro da Parabólica receberam na sexta-feira (09) a 3ª Audiência Pública para elaboração do PPA-P (Plano Plurianual Participativo) que teve início por volta das 20h com o pronunciamento do excelentíssimo prefeito Ciro Bezerra (DEM) que saudou as autoridades presentes, secretários e população em geral. Em seguida explicou aos moradores a importância das audiências que estão acontecendo em todos os bairros do município, explicando que cada cidadão trouxesse sua ideia para  sua rua, seubairro, dizendo estar feliz em poder administrar junto com o povo, classificando como democracia, o governo é democrático, e o povo pode exigir, fazer reivindicações para serem colocados no PPA, para que possam ser postas em execução, e que essas ideias sejam palpáveis para administração realizar.



O Prefeito ainda deu exemplos de gestores que se fecham em sua administração, elaborando ideias que muitas vezes não é o essencial para a comunidade, e só com a participação dos moradores saberão o que realmente é urgente para ser feito e trazer o beneficiamento em prol de todos, onde na maioria das vezes se investe grandes cifras em algo superfulo que não atende as necessidades do bairro.

O dirigente do encontro, Júnior Martins, que substitui o Secretário Marcos Moreira, enquanto chegava de viagem, passou a palavra para o Vice-prefeito Paulo César, que disse que estava ali fazendo um planejamento, explicando que é algo como acontece em nossas casas, que quando temos um recurso, planejamos para fazer a aplicação adequada. E o PPA tem esse papel, reunir esses planejamentos, para beneficiar a população com aquilo de mais urgente e necessário.

Paulo César explicou aos moradores do bairro que esses recursos são tirados do orçamento do município, que só a partir desse planejamento é que saberão quanto será necessário para aplicado.

Júnior Martins aproveitou para chamar a atenção para falar da importância desse momento que aconteceu no bairro, pedindo colaboração de cada um, passando a palavra para a Vereadora Fáfa Maia, que deixou sua mensagem incentivando a participação dos moradores, convidando todos os moradores que estavam acomodados em casa, pegarem seu papel e lápis para exporem suas ideias, suas exigências, pois somente eles é que sabem onde o sapato aperta. Conhecendo a realidade do bairro a vereadora disse que sabe que ali precisa de muita coisa, mas que eles colocassem o que fosse mais viável e urgente.

Júnior ainda destacou a participação dos vereadores, que deveriam estar ali para saberem os interesses do povo, as exigências de cada um para aprovação de futuros projetos que beneficiariam os munícipes, passando a palavra para o vereador Jailson Brito que disse que aquele momento era especial porque o povo de Itaú nunca tinham visto aquilo antes na cidade, onde o prefeito vem até o bairro, junto com os vereadores para escutar os pedidos da população, não se trancando em sala e escolhendo aquilo que ele acha que é importante. Finalizado dando ideais aos moradores para colocarem suas necessidades.

Logo após o vereador Paulo Moreira fez uso da palavra, se dirigindo ao Prefeito Ciro, que a Câmara esta apta para ajudar o povo de Itaú, dizendo ainda saber como é difícil administrar, mas que com apoio e colaboração de todos é possível fazer o melhor.

E por último o vereador Toinho Galego ficou com a missão de fechar as falas nesse primeiro momento que mais uma vez enalteceu a participação de todos, falando da importância dessa iniciativa da elaboração do PPA, onde a população tem o direito de reivindicar e expor suas propostas, destacando a importância da presença dos vereadores, que estão vendo os pedidos do povo.

Marcaram presença nesta 3ª Audiência Pública os vereadores, Fáfa Maia, Paulo Moreira, Toinho Galego e Jailson Brito, os demais não compareceram ao encontro, algo que chama atenção, que nos encontros anteriores todos disseram ser importante esse momento, e inédito no município, porém registramos a falta da metade dos legisladores que não justificaram a ausência, e que desde o começo é perceptível a ausência dos vereadores.



Após as orientações das autoridades, a mesa foi desfeita e formados os grupos entre os moradores para colocarem no papel suas ideias e que em seguida seriam apresentada para o conhecimento de todos.



Nesse intervalo o secretário de finanças Marcos Moreira, chegou e prosseguiu com o encontro, recolhendo todas as propostas, lendo em seguida.

As propostas apresentas pelos moradores do Bairro Nossa Senhora do Disterro (Parabólica), não foge dos demais bairros, entre eles estão: Tambores de Lixo, Iluminação, conclusão do calçamento da Av. Padre Manoel Balbino, acompanhamento da saúde, polda das arvores, ornamentação dos canteiros (urbanização), saneamento básico, construção de um posto de saúde, construção de quebra-molas, alinhamento da posteação, projeto de um carro para desgotamento de fossas, retirada de entulhos, limpeza pública e construção de uma biblioteca.

O Prefeito Ciro Bezerra fechou o encontro desferindo suas palavras de agradecimento e satisfação por mais um encontro ocorre com sucesso e acima de tudo, percebendo que os moradores não estão distante da realidade da administração. Ciro ainda explicou a questão do saneamento básico, que com a execução desse projeto, muitos problemas serão solucionados, dizendo que já foi feito um projeto de saneamento básico de quase nove bilhões de reais, pois Itaú saiu na frente por fazer um projeto bem planejado e aprovado pela FUNASA, espera-se agora a contemplação do mesmo para o município.



De acordo com Ciro Itaú tem mais um ponto a frente pelo município estar localizado perto da bacia rio Apodi-Mossoró, onde essa região será contemplados com a transpossição do rio São Francisco, sendo prioridade, esses projetos de saneamento básico para esses municípios. O Prefeito ainda criticou o desperdício de recursos públicos com ações irresponsáveis que poderiam ser evitadas com a conscientização da população que poderiam ser investidos em outros projetos; que é a construção de quebra-molas, exigência essa feita em todos os bairros por onde a equipe administrativa passou. Lamentando a falta de consciências dos pilotos e motoristas que abusam da velocidade pelas ruas da cidade, causando prejuízos ao município.

O prefeito encerrou o momento dizendo que as propostas estão dentro da realidade e que a administração não medirá esforços ao longo dos quatro anos colocar em prática as ações propostas pelos munícipes, destacando que não é capaz de resolver tudo, pois algumas propostas precisam de emenda parlamentares, celebrar convênios e ir em busca de recursos, pois o município não tem condições de arcar com todos os pedidos da população, mas que tem buscado esses recursos, e que essas propostas entrarão no PPA para ser colocado no orçamento. Ciro agradeceu a todos, em especial a moradora do bairro que acolheu a todos, agradecendo também as críticas construtivas que ajudam no melhoramento da administração, encerrando o encontro.











* Reprodução Márcio Melo via Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.