quinta-feira, 22 de agosto de 2013

'Gabigol', de 16 anos, decide, e Santos abre vantagem contra o Grêmio

+ Santos derrota o Grêmio Santos reencontrou o caminho das vitórias na noite desta quarta-feira e encerrou um período de sete duelos sem comemorar um triunfo. O importante resultado ocorreu por conta do brilho individual de mais uma promessa da Vila Belmiro. Com gol de Gabriel, o ‘Gabigol', de apenas 16 anos, a equipe comandada por Claudinei Oliveira derrotou o Grêmio pelo placar de 1 a 0, em casa, e abriu vantagem no duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Mesmo atuando na Vila Belmiro, o Grêmio dominou a maior parte do encontro desta quarta-feira. Enquanto se posicionou melhor durante a truncada primeira etapa, o time gaúcho criou as maiores chances de gol no tempo final. Sem a competência necessária para vazar o goleiro Aranha, o time de Renato Portaluppi sofreu no final nos pés do jovem ‘Gabigol', autor do tento da vitória.
O gol assinalado por Gabriel permite ao Santos empatar o confronto da volta para avançar às quartas de final do torneio mata-mata. Dependendo de um triunfo por dois gols de diferença para seguir na Copa do Brasil, o Grêmio receberá o clube paulista na próxima quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre.
Depois do compromisso pela Copa do Brasil, os dois times voltam a se preocupar com a disputa do Campeonato Brasileiro. Dono de uma sequência incômoda de jogos sem vitórias, o Santos retorna a campo no sábado, quando, a partir das 18h30 (de Brasília), recebe o Vitória, novamente na Vila Belmiro. O Grêmio, por outro lado, encara o Flamengo na mesma data e horário, no Estádio Mané Garrincha.
O setor de meio-campo sediou a maior parte do confronto durante a primeira etapa. Com os três volantes santistas e os cinco homens gremistas, a criatividade das duas equipes acabou prejudicada. Melhor posicionado, o time gaúcho rapidamente minou as armas santistas, especialmente as tentativas de longas ligações em velocidade para o jovem atacante Neílton.
Bem postado, o Grêmio investiu nos contra-ataques e chegou até a levar mais perigo à área santista. Contudo, embora o time gaúcho tenha terminado melhor a primeira etapa, o Santos foi quem mais se aproximou do gol. Na melhor oportunidade do jogo, aos 17min, Montillo cruzou pela ponta direita e viu Thiago Ribeiro ficar a centímetros de desviar para as redes.
Enquanto a primeira etapa ficou marcada pela morna temperatura e o jogo truncado, o tempo decisivo do confronto desta quarta-feira levou apenas um minuto para apresentar uma melhora. Com pouco mais de 60 segundos de bola rolando, o Grêmio por pouco não abriu o placar na Vila Belmiro. Pará acertou cruzamento na medida para Kleber. Completamente livre na pequena área, o camisa 30 errou o desvio de cabeça, para alívio de Aranha.
O lance de Kleber não foi exceção durante a segunda etapa. A chance perdida pelo atacante ‘contagiou' o companheiro Hernán Barcos. Aos 10min, Pará acertou outro bom cruzamento para dentro da área. Galhardo falhou na cobertura e viu o argentino completamente livre. Assim como o Gladiador, o Pirata tocou errado de cabeça, de uma maneira inacreditável.
As duas oportunidades gremistas esquentaram o confronto. Ciente do domínio gaúcho, o Santos procurou acelerar o jogo e imediatamente respondeu ao adversário. Aos 12 minutos, Thiago Ribeiro recebeu no bico da área, cortou Werley e cruzou forte. Atento, Dida se antecipou e evitou o gol santista.
Kleber e Barcos serviram para mostrar ao Grêmio sobre o principal defeito da defesa santista na noite desta quarta-feira. Tanto que aos 18min, novamente a bola aérea gremista ameaçou a meta do time mandante. Depois de cruzamento de escanteio, Bressan desviou de cabeça e obrigou Aranha a fazer uma grande defesa. No rebote, Souza desperdiçou mais uma ótima chance.
A falta de pontaria custou o bom resultado ao Grêmio. Em uma rara chegada aguda no setor ofensivo, o Santos garantiu a vitória (e a vantagem para o jogo da volta). Aos 37 minutos, Montillo recebeu pela ponta esquerda e cruzou na medida para Gabriel. O jovem de 16 anos arrematou de canhota, no canto esquerdo de Dida, e assegurou o 1 a 0 para festa do público na Vila.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 1 X 0 GRÊMIO

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 21 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Público: 6.195 pagantes
Renda: R$ 173.547,00
Cartões amarelos: Montillo, Edu Dracena, Neílton, Durval e Gabriel (Santos); Barcos, Bressan e Kleber (Grêmio)
Gol: SANTOS: Gabriel, aos 36 minutos do segundo tempo
SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo (Alan Santos), Edu Dracena, Durval e Mena; Alison, Marcos Assunção (Leandrinho), Cícero e Montillo; Neílton (Gabriel) e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira
GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Lucas Coelho), Riveros (Guilherme Biteco) e Alex Telles; Kleber (Matheus Biteco) e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.