segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Kimball brilha, supera Pagenaud e vence primeira da carreira em Mid-Ohio. Na raça, Castroneves é sexto

Kimball supera Pagenaud e vence primeira da carreira em Mid-Ohio

A Ganassi sobrou de novo e chegou ao quarto triunfo consecutivo em Mid-Ohio. Mas não foi pelas mãos do ascendente Scott Dixon, tampouco através do multicampeão Dario Franchitti. A estrela da companhia, dessa vez, foi Charlie Kimball. 

Graças a uma estratégia eficiente e a uma pilotagem quase irreconhecível de tão precisa, o norte-americano liderou a maior parte da prova e, enfim, debutou no alto do pódio, chegando à primeira vitória de sua carreira graças a uma ultrapassagem arrojada sobre Simon Pagenaud nas voltas finais.

O francês da Schmidt, com programa semelhante ao de Kimball, também brilhou no circuito de Morrow e completou a corrida na segunda posição, logo à frente de Dario Franchitti, que completou o pódio.

Helio Castroneves foi heróico: largando da 15ª posição, o brasileiro fez uma série de ultrapassagens e, mesmo longe do ritmo ideal nas últimas voltas, conseguiu segurar a pressão de Scott Dixon e fechou a prova em sexto, mantendo a liderança do campeonato.

Já Tony Kanaan não teve um domingo (4) feliz: apagado durante todo o tempo em que esteve na pista, o brasileiro abandonou quando restavam 24 voltas para o fim, graças a um pneu mal fixado em seu último pit-stop.

Confira como foi o GP de Mid-Ohio, 14ª etapa da Indy em 2013:


Em uma largada totalmente aleatória, com apenas as quatro primeiras filas alinhadas lado a lado e o restante do pelotão espalhado pela pista, Ryan Hunter-Reay manteve a liderança, seguido por Will Power e Dixon. As posições dentro do top-10 se mantiveram inalteradas. Já os brasileiros tiveram inícios distintos: enquanto Castroneves caiu para a 16ª colocação, Kanaan avançou para o 18º lugar.
O destaque da primeira parte da corrida foi Marco Andretti. Destaque negativo, por sinal: com rendimento muito abaixo dos demais, o norte-americano, que havia largado em quarto, perdeu sucessivamente posições para Kimball – em bela manobra de ultrapassagem, por fora –, Franchitti, Justin Wilson e Simona de Silvestro, caindo para o oitavo lugar antes mesmo da décima volta.
 
A corrida teve pouca ação em sua primeira metade. As disputas ocorriam apenas do meio para o fundo do pelotão, com poucas boas ultrapassagens de Graham Rahal e Sébastien Bourdais, que escalaram algumas posições no grid. Lá na frente, o trenzinho com Hunter-Reay, Power, Dixon, Franchitti e Kimball seguia impassível no domínio da prova.
 
A situação só se embaralhou de fato após a primeira rodada de pit-stops, com as estratégias diferentes mudando totalmente o cenário entre os primeiros colocados. Permanecendo mais tempo na pista que os demais, Kimball pulou para a liderança, com James Hinchcliffe em segundo e Pagenaud em terceiro. O francês, inclusive, protagonizou um dos lances mais belos em Mid-Ohio ao superar de uma só vez Hunter-Reay, Dixon e Power, no exato momento em que o trio deixava os boxes.
 
Enquanto isso, um pouco mais atrás, Castroneves seguia com sua prova de recuperação. Com boas ultrapassagens e queimando vários push-to-pass logo na primeira metade do GP, consciente que estava da necessidade de ganhar posições para se manter na liderança do campeonato, o brasileiro da Penske protagonizou bons duelos com Simona e Andretti e se estabeleceu momentaneamente na oitava posição.
Na frente, graças à estratégia, Kimball e Pagenaud dispararam e se tornaram os protagonistas na luta pela vitória, com o norte-americano à frente do francês. Mesmo fazendo seu pit-stop antes do representante da Schmidt, o terceiro piloto da Ganassi conseguiu se manter em segundo e passou a ser o principal favorito ao triunfo em Morrow.
 
Entretanto, Ernesto Viso, coadjuvante, quase jogou tudo no lixo. Após parar pela última vez nos boxes, Charlie voltou imediatamente atrás do venezuelano, 17º colocado e retardatário, com uma volta de atraso. Ao invés de ceder passagem, no entanto, o piloto da Andretti segurou o então segundo colocado durante várias voltas, inexplicavelmente sem receber bandeira azul da direção de prova. Com isso, após seu último pit-stop, Pagenaud, então líder, conseguiu parar e voltar ainda na primeira posição.
 
'EJ' não parou por aí: ensandecido, o latino foi para cima do piloto da Schmidt e o ultrapassou por fora, recuperando o giro de atraso e deixando o duelo direto entre Simon e Kimball. Foi então que a prova foi decidida: sem pensar duas vezes, o norte-americano jogou sua Ganassi laranja e azul por dentro, travou os pneus e retomou a liderança, para não mais perdê-la.
 
Com a vitória, Charlie se tornou o primeiro piloto da história a triunfar pela primeira vez em Mid-Ohio. Pagenaud, preciso, chegou em segundo, e Franchitti completou o pódio.
Power fechou em quarto e Hunter-Reay foi o quinto, logo à frente de Castroneves. O brasileiro também roubou a cena: heróico na parte final da prova, Helio conseguiu voltar de seu último pit-stop na sexta posição e, longe do ritmo ideal, passou a pilotar sua Penske no limite absoluto durante mais de 15 voltas para resistir aos incessantes ataques de Andretti e, posteriormente, de seu rival direto pelo título, Dixon, que encerrou em sétimo.
 
Wilson, o próprio Marco e Hinchcliffe completaram o top-10. Kanaan, apagado durante todo o GP, abandonou após ter um pneu mal-fixado em seu último pit-stop.
 
A 15ª etapa da Indy ocorre em Sonoma, no próximo dia 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.