sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MP realiza inspeção em abrigo de idosos em Ceará-Mirim

Deficiência, Idoso, Família, Infância e Juventude da Comarca de Ceará-Mirim, em parceria com o CAOP Inclusão, realizou visita de inspeção multidisciplinar ao abrigo de idosos Casa de Caridade São Vicente de Paulo, localizado no município.

A instituição filantrópica vem sendo acompanhada pela Promotoria de Justiça local, já havia apresentado algumas irregularidades e recentemente foi alvo de denúncias pelo Disque 100, por maus-tratos e moléstia aos idosos. Entretanto, durante a visita, não foi detectado qualquer indício de maus-tratos.
Quanto às condições estruturais da Instituição, verificou-se uma situação precária de acessibilidade, com rampas com inclinação inaceitável e ambiente com obstáculos severos aos usuários de cadeira de rodas.
De acordo com a Promotora de Justiça Naide Maria Pinheiro, Coordenadora do CAOP Inclusão, as várias fiscalizações que o MP faz nos abrigos tem por fim, sempre, garantir melhores condições de vida aos idosos neles residentes.
A visita contou com a aplicação de questionários individuais aos idosos lúcidos, por psicólogos e assistentes sociais do MPRN, entrevistas com os gestores e técnicos do abrigo sobre a rotina e administração da Instituição, além de observações e registros sobre a estrutura do prédio pela equipe de arquitetura.
A Promotoria de Justiça de Ceará-Mirim analisará os dados coletados durante a inspeção e tomará as providências cabíveis. “Iremos priorizar as melhorias, o que pode ser mudado para que o local funcione de forma regular”, disse o Promotor de Justiça Ivanaldo Soares da Silva Junior.


Abrigo São Vicente de Paulo
Instituição filantrópica localizada no município de Ceará-Mirim, que integra o Centro Social Leci Câmara. Abriga atualmente 60 idosos e conta com a estrutura de 25 funcionários, entre cuidadores e técnicos. Os dias e horários para as visitas são às quartas e sábados, das 13h às 16h. Doações podem ser realizadas pessoalmente ou pelo telefone: (84) 3274 – 2400.
* Márcio Melo via No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.