segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Na raça, Grêmio faz 3 a 0 no Bahia com gols 'gringos' e vence a 1ª fora de casa

Bahia0x3Grêmio


Do Uol - A 'cara do Grêmio' repetida incessantemente por torcedores remete a momentos em que a garra supera a técnica e o esforço total resulta em feitos memoráveis. E foi exatamente assim que a primeira vitória fora de casa no Brasileirão aconteceu. Pela 13ª rodada, neste domingo, a vítima foi o Bahia, na Arena Fonte Nova. A vitória por 3 a 0 veio com um gol de Riveros, que dividiu bola com marcador e fez de cabeça, Maxi, que contou com desvio de um zagueiro no chute, e Guilherme Biteco, que no final ainda completou o placar.

O gol de Riveros, aos 23 do segundo tempo, saiu após um rebote. O paraguaio corajoso se atirou de cabeça na bola. Colocou na rede, mas levou uma pancada e precisou deixar o jogo, tonto. Consciente, ele foi amparado pelos médicos gaúchos. Em seguida o Bahia teve Titi expulso e o segundo gol gremista apresentou a 'sorte' de Maxi Rodríguez, que havia entrado há pouco e em um chute fraco contou com desvio em um adversário e ainda na trave para marcar. No final do jogo, Guilherme Biteco - o único brasileiro a marcar - fez o terceiro.

O resultado quebra um jejum que durava desde março. A última vitória do Grêmio fora de casa tinha sido no dia 20, pelo Gauchão, contra o Pelotas. Foram 10 jogos como visitante sem conquistar três pontos neste espaço de tempo. E não foi fácil.


Renato Gaúcho optou por mudar novamente a formação do Grêmio. Após testar o 3-5-2 e o 4-4-2 com três volantes nos últimos compromissos, desta vez a formação utilizada foi o 3-6-1. As trocas foram motivadas pelas ausências de Pará e Kleber Gladiador. Moisés entrou na ala e Ramiro no meio-campo, em vez de um atacante. Não deu certo. A exemplo da última rodada,  o time gaúcho não conseguiu se impor.

Tanto que aos 10 minutos, quem esteve perto de marcar foi o Bahia. Após cobrança de escanteio de Marquinhos Gabriel, Titi desviou e acertou o travessão. O Bahia teve domínio do primeiro tempo. Aos 34, Walysson entrou pela esquerda, driblou Riveros e cruzou. Fernandão por pouco não marcou.

'Amarrado' pela falta de ações ofensivas, o Grêmio pouco chegou ao ataque. Foram três zagueiros protegidos por três volantes com somente Barcos isolado no ataque. O Pirata recebeu poucas vezes a bola, nenhuma em condições reais de marcar. Até o final dos primeiros 45 minutos, o 0 a 0 se manteve com justiça.

No segundo tempo o Bahia se lançou ainda mais ao ataque. O time comandado por Critóvão Borges percebeu que não seria ameaçado pela postura recuada do Grêmio. No início, cruzamentos rondaram a meta defendida por Dida e uma série de escanteios não foi aproveitada pelos locais.

Aos 16 minutos, Rafael Donato resolveu ajudar o Grêmio, que não tinha até então nenhum arremate na etapa complementar. O zagueiro errou uma saída de bola. Elano tomou e enfiou para Barcos. Mas o Pirata demorou, tentou o drible em vez do chute e deixou de concluir a jogada.

E se não conseguiu criar, o Grêmio abriu o placar 'na raça'. Moisés cruzou da intermediária encontrou Elano. O meia cabeceou no travessão. No rebote Riveros se jogou na bola e colocou na rede, de cabeça, 1 a 0 para o Grêmio aos 23 do segundo tempo, na primeira jogada de conclusão dos gaúchos no segundo tempo.

Riveros, no lance do gol, foi acertado por Rafael Donato na cabeça. O paraguaio deixou o campo tonto logo após o feito. O gremista não chegou a perder consciência, mas acabou amparado pelos companheiros.

O Bahia perdeu a cabeça. Dois minutos após o gol gremista, Titi foi proteger uma bola de Elano e acertou uma cotovelada no rival. O auxiliar avisou o árbitro que expulsou o defensor baiano.

Aos 32 do segundo tempo, o Grêmio definiu o jogo. Maxi Rodríguez entrou na defesa oponente a dribles pelo lado direito de ataque e chutou. A bola desviou na defesa, tocou na trave, e parou no fundo da meta defendida por Marcelo Lomba: 2 a 0 Grêmio. Com placar feito, o tricolor gaúcho passou a ganhar tempo. Mas ainda fez o terceiro. Guilherme Biteco recebeu do irmão, Matheus Biteco, e colocou na rede. O último gol gaúcho definiu uma partida que parecia complicada mas acabou com 3 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.