sábado, 17 de agosto de 2013

Nadal vence de virada e faz Federer sair do top 5 pela 1ª vez em 10 anos

John Sommers II/Reuters
Do Uol - Além da rivalidade que é considerada uma das maiores da história do tênis, a partida entre Roger Federer e Rafael Nadal pelas quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati tinha algo mais em jogo. O suíço precisava vencer para evitar sair do top 5 do ranking pela primeira vez em 10 anos. A missão foi frustrada pelo espanhol, que venceu de virada por 2 sets a 1 e parciais de 5-7, 6-4 e 6-3.

Atual campeão de Cincinnati e número 5 do mundo, Federer perderá 820 pontos no ranking que será atualizado na próxima segunda-feira. O suíço será ultrapassado por Tomas Berdych e Juan Martin Del Potro, e ficará na sétima posição. A última vez em que ele não figurou entre os cinco melhores foi em 2003, quando tinha 22 anos.
Pela 21ª vez em 31 jogos contra o espanhol, Federer esbarrou em seu maior rival. Próximo número 5 do mundo, o tcheco Berdych será o próximo adversário de Nadal nas semifinais de sábado. O "Touro Miúra" vem do título do Masters 1000 de Montréal e busca a sua nona taça de uma temporada que começou sob a desconfiança sobre a recuperação da lesão no joelho.
Caso seja campeão, Nadal chegará ao recorde de cinco Masters 1000 conquistados no mesmo ano e igualará a marca de Novak Djokovic conquistada em 2011. O sérvio número 1 do mundo é um adversário a menos no caminho do espanhol, já que foi eliminado nas quartas pelo norte-americano John Isner.
Nesta sexta, Nadal mostrou poder de recuperação após ser envolvido por Federer no primeiro set. O suíço teve paciência para ser agressivo na hora certa e conseguiu deslocar o espanhol no fundo de quadra para chegar à quebra de saque no 11º game, decisiva para fechar a parcial em 7 a 5 após um belo golpe de esquerda cruzada.
Federer começou a se complicar no segundo set, quando subiu mais à rede e apostou no saque e voleio. Mas ele acabou se expondo às passadas de Nadal. Foi assim que, com uma bela paralela, o espanhol fechou a parcial com uma quebra de serviço decisiva no décimo game.
Após sofrer o empate, Federer abandonou a estratégia que deu certo no começo do jogo e acabou se afobando novamente em seu primeiro game de saque do terceiro set. Com break-point contra, usou um swing-volley para se aproximar à rede, e levou nova passada na paralela. Nadal assumia o controle da parcial logo de início, e depois não foi mais ameaçado pelo suíço.
A vitória agrava a situação delicada de Federer na temporada 2013. O suíço conquistou apenas um título, em Halle, e amargou uma surpreendente eliminação na segunda rodada de Wimbledon, um de seus torneios favoritos. Ele arriscou até mudar para uma raquete maior, mas já desistiu de usar a nova no Aberto dos Estados Unidos, que começa no final do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.