segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sarah aplica ippon e conquista o bronze no último segundo de luta

O ouro não veio, mas Sarah Menezes não desanimou. Minutos após ver o sonho da inédita medalha dourada ir embora, a brasileira voltou ao tatame determinada a ganhar o bronze. Lutou até o fim. Até o último segundo. E foi premiada. Em duelo emocionante, a medalhista de ouro em Londres 2012 bateu a norte-coreana Sol Mi Kim no último segundo, com um ippon, e saiu do Ginásio do Maracanãzinho no pódio, repetindo sua campanha nos dois últimos mundiais - bronze em Tóquio (2010) e Paris (2011). Na comemoração, Sarah foi parar no colo de um "urso", o mascote do torneio, que animou o Maracanãzinho durante todas as lutas.

A medalha veio no sufoco. Com duas punições, a piauiense via a medalha de bronze escapar por entre os dedos até os últimos 40s do combate. Sem desistir, porém, a judoca conseguiu igualar a luta, com mais uma punição sobre a norte-coreana Sol Mi Kim e no último segundo, em golpe perfeito, derrubou a rival. Um ippon que lhe valeu o pódio.
Sarah Menezes Mundial de Judô bRONZE (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX )
Sarah celebra a medalha que veio no 'sufoco' (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX )


O combate
De quimono azul pela primeira vez no Mundial, Sarah começou o duelo estudando a rival. Na troca de pegadas, a brasileira acabou caindo, e recebeu uma punição em seguida pelo excesso de defensividade. Segundos depois, a piauiense recebeu outra punição da arbitragem, ficando bem atrás. Durante os dois minutos seguintes, Sarah continou sem se encontrar no combate, ficando sempre por baixo da norte-coreana, que explorou bastante os dois shidos contra a brasileira e administrou a luta.
Sarah Menezes Mundial de Judô bRONZE (Foto: Thierry Gozzer)
Brasileira tinha duas punições contra si, mas se recuperou e venceu com um ippon (Foto: Thierry Gozzer)
Faltando um minuto e 40s, Kim recebeu uma punição, mas seguia na frente. Sarah quase conseguiu um yuko, que a arbitragem não validou. Com uma falsa entrada da norte-coreana faltando 40s, Sarah empatou a luta, com duas punições para cada lado. No último segundo, quando a arquibancada já se preparava para o tempo extra, Sarah conseguiu o ippon, vencendo o duelo e ficando com o bronze. O ginásio foi ao delírio, e Sarah correu para a galera, nos braços de um dos animadores da trocida, vestido de urso.
No combate final, valendo o ouro na categoria ligeiro, até 60kg, a algoz de Sarah Menezes nas semifinais, a atleta da Mongólia Urantsetseg Munkhbat, bateu a japonesa e favorita Haruna Asami.
Confira a programação dos brasileiros nesta terça-feira:
Horário: 10h
Categoria até 52kg feminina: Érika Miranda e Eleudis Valentim
Categoria até 66kg masculina: Charles Chibana e Luiz Revite

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.