domingo, 25 de agosto de 2013

Síria permite acesso de inspetores da ONU a locais de ataque químico

Síria autoriza ONU em área de suposto ataque

BEIRUTE, 25 Ago (Reuters) - A Síria decidiu permitir que inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) analisem locais no subúrbio de Damasco que teriam sido alvos de ataques de armas químicas, afirmou o Ministério de Relações Exteriores sírio em comunicado divulgado no canal de televisão estatal.

A oposição síria acusou as forças do governo de matar mais de 1.000 civis com gás venenoso em subúrbios de Damasco na quarta - uma denúncia rechaçada pelo governo do presidente sírio Bashar al-Assad.
A informação já havia sido dada pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif. "Estamos em estreito contato com o governo sírio e eles nos garantiram que nunca usaram essas armas desumanas e que vão cooperar plenamente com os especialistas da ONU para visitar as áreas afetadas", disse o ministro iraniano a chanceler italiana Emma Bonino em conversa por telefone no sábado, de acordo com a Press TV.
O Irã é o principal aliado de Assad contra as forças de oposição que procuram derrubá-lo. O governo sírio acusou os rebeldes de lançar os ataques químicos para provocar uma reação internacional. Essa visão tem apoio também da Rússia, além do Irã.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.