sábado, 24 de agosto de 2013

Sobe para 47 o número de mortos em duplo atentado em Trípoli


Beirute, 24 ago (EFE).- Um duplo atentando registrado ontem junto a duas mesquitas da cidade setentrional libanesa de Trípoli deixou pelo menos 47 mortos e 400 feridos, confirmaram neste sábado à Agência Efe fontes policiais.


A Agência Nacional de Notícias (ANN), por outro lado, assinalou que os atentados causaram a morte de 45 pessoas e deixaram outras 500 feridas.



As explosões ocorreram em frente às mesquitas de Al Taqwa, no centro de Trípoli, e Al-Salam, próxima ao porto da cidade, e coincidiram com a reza muçulmana da sexta-feira, horário em que os templos costumam estar cheios.



A ANN informou que muitos corpos ainda não foram identificados devido à violência das explosões.



O ministro saliente do Interior, Marwan Charbel, afirmou que a carga explosiva detonada diante da mesquita Al-Salam continha pelo menos 100 quilos de dinamite.



No entanto, Charbel não apresentou dados sobre a quantidade de carga explosiva no atentado contra a mesquita de Al Taqwa, onde a reza era dirigida pelo xeque Salem Rafei, que, anteriormente, tinha convocado seus seguidores para combater na Síria contra o regime de Bashar al Assad.



Neste sábado, a situação é de tranquilidade em Trípoli, onde o Exército e a Polícia intensificaram sua presença para evitar novos atentados.



As autoridades políticas e religiosas do país, que condenaram de modo unânime o ocorrido, também alertaram sobre um possível plano para desestabilizar o país e provocar um conflito entre sunitas e xiitas.



O ministro saliente de Defesa, Fayed Ghosn, advertiu que novos atentados poderiam ocorrer em qualquer parte do país nos próximos dias, enquanto o primeiro-ministro em fim de mandato, Najib Mikati, decretou um dia de luto nacional em solidariedade com as vítimas de Trípoli. 

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.